Aula sobre Tatuagem
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A tatuagem é uma forma de arte corporal que existe há milhares de anos, presente em diversas culturas ao redor do mundo. Ela pode ser vista como uma forma de expressão pessoal, de conexão com a história e as tradições de um povo, ou até mesmo como um símbolo de rebeldia e contracultura. Nesta atividade, vamos explorar a história da tatuagem, seus significados e a forma como ela é vista na sociedade atual.
Etapa 1 - Introdução
Professor, apresente o tema da aula e pergunte aos alunos o que eles sabem sobre tatuagem. Em seguida, explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada.Etapa 2 - Pesquisa
Oriente que os alunos pesquisem sobre a história da tatuagem em diferentes culturas, seus significados e a forma como ela é vista na sociedade atual. Você pode fornecer materiais de pesquisa, como livros e revistas, ou indicar sites confiáveis para consulta.Etapa 3 - Debate
Organize a turma para o debate, em que os alunos devem discutir os resultados de suas pesquisas, levantando questões como: quais são os significados culturais da tatuagem? Como a tatuagem é vista na sociedade atual? Qual é a relação entre tatuagem e identidade pessoal? Medie a discussão e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Conclusão
Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica;
- Ampliar a compreensão sobre a arte corporal e sua relação com a cultura e a identidade pessoal.
- Fomentar o interesse contínuo dos alunos pelo tema, encorajando-os a prosseguir com a pesquisa e a exploração dos diferentes aspectos relacionados à tatuagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e no debate em grupo;
- Apresentação nítida e objetiva das conclusões sobre o tema.
- Compreensão dos principais conceitos e pontos abordados na aula, demonstrando entendimento sobre a história da tatuagem e sua percepção na sociedade atual.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos os alunos;
- Avaliar o debate e a capacidade dos alunos de escutarem uns aos outros e debaterem de forma respeitosa.
- Concluir a aula reforçando os pontos abordados e incentivando os alunos a continuar a pesquisa sobre a tatuagem, oferecendo sugestões de materiais e fontes adicionais.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a história da tatuagem em diferentes culturas, seus significados e a forma como ela é vista na sociedade atual;
- Participar do debate de forma respeitosa, ouvindo atentamente os colegas, expressando suas ideias e contribuindo para a construção coletiva do conhecimento.
- Demonstrar interesse em aprofundar o conhecimento sobre a tatuagem, continuar a pesquisa sobre o tema e buscar novas fontes de informação.