Aula sobre Tatuagem

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A tatuagem é uma forma de arte corporal que tem sido praticada há milhares de anos em diferentes culturas ao redor do mundo. A tatuagem pode ser uma forma de expressão pessoal, uma forma de identificação cultural ou religiosa, ou simplesmente uma forma de arte. Nesta proposta, será explorada a história da tatuagem, seus significados culturais e artísticos, e como ela é vista na sociedade atual.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Professor, prepare uma lista de recursos analógicos que possam ser utilizados na aula, como livros, revistas, jornais, cartazes, além de um questionário com perguntas sobre a história e os significados culturais da tatuagem para que os alunos possam acessar e responder antes da aula.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Oriente que os alunos leiam os materiais fornecidos pelo professor e respondam ao questionário preparado na Etapa 1.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na aula, organize os alunos em grupos para discutir suas respostas ao questionário e compartilhar suas ideias sobre a história e os significados culturais da tatuagem.

  4. Etapa 4 - Apresentação de exemplos

    Professor, apresente exemplos de tatuagens de diferentes culturas e épocas, explicando seus significados culturais e artísticos.

  5. Etapa 5 - Criação de tatuagens

    Oriente que os alunos criem suas próprias tatuagens, considerando os significados culturais e artísticos que aprenderam na aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação e avaliação

    Os alunos devem apresentar suas tatuagens para a turma e utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs, contendo os campos “que bom”, “que pena” e “que tal”, para avaliar a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de arte;
  • Ampliar a experiência com diferentes contextos culturais e artísticos.;
  • Cultivar a percepção, o imaginário e a capacidade de simbolizar.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Criatividade na criação da tatuagem;
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Preparar os materiais analógicos para a aula;
  • Apresentar exemplos de tatuagens de diferentes culturas e épocas;
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Ler os materiais fornecidos pelo professor antes da aula;
  • Participar ativamente na discussão em grupo;
  • Criar sua própria tatuagem e utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.