Aula sobre Taxa De Fecundidade

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A taxa de fecundidade é um indicador demográfico que mede o número médio de filhos que as mulheres têm durante a idade fértil. Esse indicador é importante para entender a dinâmica demográfica de um país, pois afeta diretamente o crescimento populacional e a estrutura etária da população. No Brasil, a taxa de fecundidade tem diminuído nas últimas décadas, refletindo mudanças sociais e econômicas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam entender melhor esse indicador e suas implicações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de taxa de fecundidade e suas implicações demográficas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Eles farão uma pesquisa sobre a evolução da taxa de fecundidade no Brasil nas últimas décadas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo cria um esboço de um infográfico que represente a evolução da taxa de fecundidade no Brasil. Eles deverão pensar em cores, fontes, imagens e gráficos que possam tornar a informação mais visual e atraente.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo apresentará seu esboço para a turma e juntos decidem qual será o modelo de infográfico que representará a evolução da taxa de fecundidade no Brasil.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os grupos trabalharão na criação do infográfico escolhido, utilizando recursos digitais disponíveis.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo apresentará seu infográfico para a turma e juntos farão uma análise crítica sobre as informações apresentadas. Os alunos deverão identificar quais informações foram mais relevantes e quais poderiam ser adicionadas para tornar o infográfico ainda mais completo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e estimule a reflexão dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados demográficos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e colaboração.
  • Estimular a capacidade crítica e reflexiva dos alunos sobre informações apresentadas em infográficos.
  • Desenvolver habilidades de uso de ferramentas digitais para produção de conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa do aluno em todas as etapas da atividade.
  • Qualidade do infográfico produzido pelo grupo.
  • Coerência e clareza das informações apresentadas no infográfico.
  • Capacidade de análise crítica dos alunos sobre as informações apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar conceitos e informações sobre a taxa de fecundidade.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise de dados demográficos.
  • Dar suporte para a produção dos infográficos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Promover a reflexão e análise crítica das informações apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do Design Sprint.
  • Realizar pesquisa e análise de dados demográficos em grupo.
  • Criar um esboço de infográfico que representa a evolução da taxa de fecundidade no Brasil.
  • Apresentar e analisar criticamente o infográfico produzido pelo grupo.