Aula sobre Taxa De Fecundidade
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A taxa de fecundidade é um indicador demográfico que mede o número médio de filhos que as mulheres têm durante a idade fértil. Esse indicador é importante para entender a dinâmica demográfica de um país, pois afeta diretamente o crescimento populacional e a estrutura etária da população. No Brasil, a taxa de fecundidade tem diminuído nas últimas décadas, refletindo mudanças sociais e econômicas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam entender melhor esse indicador e suas implicações.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o conceito de taxa de fecundidade e suas implicações demográficas.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Eles farão uma pesquisa sobre a evolução da taxa de fecundidade no Brasil nas últimas décadas.Etapa 3 - Esboçar
Cada grupo cria um esboço de um infográfico que represente a evolução da taxa de fecundidade no Brasil. Eles deverão pensar em cores, fontes, imagens e gráficos que possam tornar a informação mais visual e atraente.Etapa 4 - Decidir
Cada grupo apresentará seu esboço para a turma e juntos decidem qual será o modelo de infográfico que representará a evolução da taxa de fecundidade no Brasil.Etapa 5 - Prototipar
Os grupos trabalharão na criação do infográfico escolhido, utilizando recursos digitais disponíveis.Etapa 6 - Testar
Cada grupo apresentará seu infográfico para a turma e juntos farão uma análise crítica sobre as informações apresentadas. Os alunos deverão identificar quais informações foram mais relevantes e quais poderiam ser adicionadas para tornar o infográfico ainda mais completo.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e estimule a reflexão dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados demográficos.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e colaboração.
- Estimular a capacidade crítica e reflexiva dos alunos sobre informações apresentadas em infográficos.
- Desenvolver habilidades de uso de ferramentas digitais para produção de conteúdo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa do aluno em todas as etapas da atividade.
- Qualidade do infográfico produzido pelo grupo.
- Coerência e clareza das informações apresentadas no infográfico.
- Capacidade de análise crítica dos alunos sobre as informações apresentadas.
Ações do professor
- Apresentar conceitos e informações sobre a taxa de fecundidade.
- Orientar os alunos na pesquisa e análise de dados demográficos.
- Dar suporte para a produção dos infográficos.
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
- Promover a reflexão e análise crítica das informações apresentadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas do Design Sprint.
- Realizar pesquisa e análise de dados demográficos em grupo.
- Criar um esboço de infográfico que representa a evolução da taxa de fecundidade no Brasil.
- Apresentar e analisar criticamente o infográfico produzido pelo grupo.