Aula sobre Taxa De Fecundidade

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A taxa de fecundidade é um indicador demográfico que mede a média de filhos por mulher em idade fértil em uma determinada população. É um tema importante para entender a dinâmica demográfica de um país e suas implicações sociais, econômicas e ambientais. Por exemplo, uma taxa de fecundidade alta pode levar a um aumento da população jovem e, consequentemente, uma maior demanda por serviços públicos, enquanto uma taxa de fecundidade baixa pode levar a um envelhecimento da população e uma menor oferta de mão de obra. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as diferentes perspectivas sobre a taxa de fecundidade e suas implicações.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da taxa de fecundidade e explique sua importância para a dinâmica demográfica. Ele pode usar exemplos práticos e dados demográficos para ilustrar o conceito.

  2. Etapa 2 - Explicação da metodologia

    Explique a metodologia Design Thinking e as etapas da atividade proposta.

  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 5 ou 6 pessoas.

  4. Etapa 4 - - Mapa de Empatia

    Cada grupo elabora seu mapa de empatia com base no tema da taxa de fecundidade.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa de empatia com as informações coletadas para a turma.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Elaboração de um mapa mental em conjunto com a turma, relacionando as informações coletadas com o tema taxa de fecundidade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e estimule a reflexão dos alunos sobre a importância de compreender a dinâmica demográfica de um país e suas implicações sociais, econômicas e ambientais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de indicadores demográficos.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Clareza e argumentação na apresentação dos resultados.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia.
  • Incentivar a criatividade e a reflexão crítica dos alunos.
  • Estimular a participação de todos e a troca de ideias.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia com base no tema da taxa de fecundidade.
  • Discutir em grupo as diferentes perspectivas sobre o tema.
  • Apresentar os resultados para a turma.