Aula sobre Taxa De Fecundidade

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A taxa de fecundidade é um indicador demográfico que mede o número médio de filhos que as mulheres têm durante a vida reprodutiva. Esse indicador é importante para entender a dinâmica demográfica de uma população, pois influencia diretamente o crescimento populacional. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri para debater os diferentes aspectos que influenciam a taxa de fecundidade. Para contextualizar o assunto, podemos utilizar exemplos como a taxa de fecundidade no Brasil, que apresenta queda nas últimas décadas, ou ainda, a relação entre a taxa de fecundidade e o desenvolvimento econômico de um país.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a taxa de fecundidade.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo (defensor e opositor) terá um tempo para pesquisar e reunir argumentos em relação aos temas que são: o grupo defensor defenderá os aspectos positivos da queda da taxa de fecundidade, enquanto o grupo opositor defenderá os aspectos negativos da queda da taxa de fecundidade. O grupo de observadores fica responsável por coletar informações e dados relevantes para o debate.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo (defensor e opositor) terá um tempo para pesquisar e reunir argumentos que sustentem sua posição em relação ao tema. O grupo de observadores ficará responsável por coletar informações e dados relevantes para o debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    O grupo defensor apresenta seus argumentos e o grupo opositor irá rebatê-los.

  6. Etapa 6 - Rodadas das Perguntas

    A banca julgadora faz uma rodada de perguntas para os grupos defensor e opositor.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Momento para que os alunos possam refletir sobre os argumentos apresentados e discutir sobre a importância da taxa de fecundidade para a dinâmica demográfica.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    O professor irá resumir os principais pontos discutidos na aula e reforçar a importância do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação à dinâmica demográfica.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover o debate e a reflexão sobre um tema relevante para a sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante o debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Habilidade de análise crítica dos alunos em relação ao tema.
  • Participação dos alunos na discussão final.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a elaboração dos argumentos.
  • Conduzir o debate de forma imparcial e equilibrada.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Conduzir a discussão final de forma aprofundada e reflexiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Realizar a pesquisa e a elaboração dos argumentos de forma responsável e criteriosa.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
  • Analisar criticamente os argumentos apresentados pelos grupos.
  • Participar da discussão final de forma aprofundada e reflexiva.