Aula sobre Taxa De Fecundidade

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A taxa de fecundidade é um importante indicador demográfico que mede a quantidade de filhos que as mulheres têm em média durante sua vida reprodutiva. Esse indicador é fundamental para entender a dinâmica da população e os desafios que enfrentamos em relação ao envelhecimento da população e à sustentabilidade do crescimento populacional. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, onde os alunos irão participar de diferentes atividades para entender melhor a taxa de fecundidade e seus impactos na sociedade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o conceito de taxa de fecundidade e sua importância. Em seguida, apresente o objetivo da aula e como a metodologia Rotação por estações será aplicada.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Dividir a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1 - Análise de dados: nessa estação, os alunos terão acesso a diferentes gráficos e tabelas com dados sobre a taxa de fecundidade em diferentes países e regiões do mundo. Eles deverão analisar esses dados e identificar as principais tendências e diferenças entre os países.

    Estação 2 - Debate em grupo: nessa estação, os alunos discutirão os fatores que influenciam a taxa de fecundidade em diferentes países. Cada grupo terá que apresentar suas conclusões para a turma.

    Estação 3 - Jogo de tabuleiro: nessa estação, os alunos irão jogar um jogo de tabuleiro que simula a dinâmica da taxa de fecundidade em um país. O objetivo é que entendam como as políticas públicas e os fatores socioeconômicos podem influenciar a taxa de fecundidade.


  3. Etapa 3 - Rotação de estações

    Os grupos deverão trocar de estações, de forma que cada um possa realizar todas as atividades propostas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupos

    Ao final das estações, os alunos se reunirão para discutir as principais conclusões e aprendizados da aula.

  5. Etapa 5 - Texto coletivo

    Os alunos deverão criar um texto coletivo sobre a importância em entender a dinâmica da população e os desafios que enfrentamos em relação ao

    envelhecimento da população e a sustentabilidade do crescimento populacional.


  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos deverão apresentar o texto coletivo para a turma e para o professor.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve encerrar a aula reforçando os principais conceitos e

    aprendizados da aula, e como eles se relacionam com o cotidiano dos alunos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).
  • Estimular a participação ativa na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos relacionados à taxa de fecundidade.
  • Capacidade dos alunos em analisar dados e identificar tendências e diferenças entre os países.
  • Habilidade em trabalhar em grupo e discutir ideias com os colegas.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de forma clara e objetiva.
  • Orientar as atividades propostas e estimular a participação ativa dos alunos.
  • Estimular a discussão e a reflexão dos temas abordados.
  • Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que os alunos sintam-se confortáveis para participar ativamente das atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Analisar dados e identificar tendências e diferenças entre os países.
  • Trabalhar em grupo e discutir ideias com os colegas.
  • Refletir sobre os temas abordados e compartilhar suas conclusões com a turma.