Aula sobre Taxa De Fecundidade
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o conceito de taxa de fecundidade e sua importância. Em seguida, apresente o objetivo da aula e como a metodologia Rotação por estações será aplicada.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Dividir a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Estação 1 - Análise de dados: nessa estação, os alunos terão acesso a diferentes gráficos e tabelas com dados sobre a taxa de fecundidade em diferentes países e regiões do mundo. Eles deverão analisar esses dados e identificar as principais tendências e diferenças entre os países.
Estação 2 - Debate em grupo: nessa estação, os alunos discutirão os fatores que influenciam a taxa de fecundidade em diferentes países. Cada grupo terá que apresentar suas conclusões para a turma.
Estação 3 - Jogo de tabuleiro: nessa estação, os alunos irão jogar um jogo de tabuleiro que simula a dinâmica da taxa de fecundidade em um país. O objetivo é que entendam como as políticas públicas e os fatores socioeconômicos podem influenciar a taxa de fecundidade.
Etapa 3 - Rotação de estações
Os grupos deverão trocar de estações, de forma que cada um possa realizar todas as atividades propostas.Etapa 4 - Discussão em grupos
Ao final das estações, os alunos se reunirão para discutir as principais conclusões e aprendizados da aula.Etapa 5 - Texto coletivo
Os alunos deverão criar um texto coletivo sobre a importância em entender a dinâmica da população e os desafios que enfrentamos em relação aoenvelhecimento da população e a sustentabilidade do crescimento populacional.
Etapa 6 - Apresentação
Os alunos deverão apresentar o texto coletivo para a turma e para o professor.Etapa 7 - Conclusão
O professor deve encerrar a aula reforçando os principais conceitos eaprendizados da aula, e como eles se relacionam com o cotidiano dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).
- Estimular a participação ativa na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias com os colegas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos relacionados à taxa de fecundidade.
- Capacidade dos alunos em analisar dados e identificar tendências e diferenças entre os países.
- Habilidade em trabalhar em grupo e discutir ideias com os colegas.
Ações do professor
- Apresentar os conceitos de forma clara e objetiva.
- Orientar as atividades propostas e estimular a participação ativa dos alunos.
- Estimular a discussão e a reflexão dos temas abordados.
- Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que os alunos sintam-se confortáveis para participar ativamente das atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Analisar dados e identificar tendências e diferenças entre os países.
- Trabalhar em grupo e discutir ideias com os colegas.
- Refletir sobre os temas abordados e compartilhar suas conclusões com a turma.