Aula sobre Taxa De Fecundidade

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A taxa de fecundidade é um indicador demográfico que mede a média de filhos que as mulheres em idade fértil têm ao longo de suas vidas. Esse indicador é importante para entender a dinâmica da população e suas mudanças ao longo do tempo. Por exemplo, uma taxa de fecundidade alta pode indicar uma população jovem e em crescimento, enquanto uma taxa baixa pode indicar uma população envelhecida e em declínio. Nessa aula utilizaremos a metodologia da Sala de Aula Invertida e, a partir de um mapa conceitual, analisaremos aspectos representativos da dinâmica demográfica.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Antes da aula, o professor deve disponibilizar um material de apoio sobre o tema, como um vídeo ou texto informativo, para que os alunos possam se familiarizar com o assunto.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Em sala de aula apresente o tema e explique a metodologia da Sala de Aula Invertida, além de fornecer um exemplo de mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre a taxa de fecundidade, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma e discutir as diferentes ideias apresentadas.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Proponha uma atividade prática para os alunos, como a análise de dados sobre a taxa de fecundidade em diferentes países ou regiões.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem compartilhar suas conclusões com a turma e discutir as implicações da taxa de fecundidade para a dinâmica demográfica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve encerrar a aula fazendo uma síntese das principais ideias discutidas e reforçando a importância da taxa de fecundidade como indicador demográfico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico na elaboração de um mapa conceitual.
  • Proporcionar aos alunos uma atividade prática para aplicar os conceitos aprendidos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual claro e organizado.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância da taxa de fecundidade como indicador demográfico.

Ações do professor

  • Disponibilizar um material de apoio sobre o tema antes da aula.
  • Explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida e fornecer um exemplo de mapa conceitual.
  • Propor uma atividade prática para os alunos aplicarem os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Estudar o material de apoio antes da aula.
  • Criar um mapa conceitual sobre a taxa de fecundidade.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da atividade prática proposta pelo professor.