Aula sobre Teatro Animacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O teatro de animação é uma forma de arte que utiliza bonecos, fantoches, marionetes e outros objetos para contar histórias. É uma técnica que pode ser encontrada em diversas culturas e é muito utilizada em espetáculos infantis. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre essa técnica e como ela pode ser utilizada para criar personagens e contar histórias. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá ajudar os alunos a desenvolverem empatia com o público e a criarem um mapa de empatia para a criação de suas histórias.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que é o teatro de animação, mostrando exemplos de espetáculos e técnicas utilizadas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Oriente os alunos a criarem um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos desenvolvam empatia com o público e criem personagens e histórias que sejam interessantes e envolventes.

  3. Etapa 3 - Criação dos personagens

    Com base nos mapas de empatia, peça que os alunos criem seus próprios personagens, utilizando materiais como papel, cola, tesoura e outros objetos que possam ser encontrados em sala de aula. Eles devem pensar em características como personalidade, aparência e figurino.

  4. Etapa 4 - Criação do cenário

    Os alunos irão criar o cenário para a história, utilizando materiais como papelão, tecidos, tintas e outros objetos que possam ser encontrados em sala de aula. Eles devem pensar em como o cenário pode ajudar a contar a história e como ele pode ser utilizado pelos personagens. Oriente-os nesse processo.

  5. Etapa 5 - Ensaios e apresentações

    Os alunos irão ensaiar suas histórias e apresentá-las para a turma. Incentive a criatividade e a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão e feedback

    Após as apresentações, os alunos devem discutir sobre as histórias e dar feedback mutualmente. Incentive uma discussão construtiva e ajude os alunos a identificar pontos positivos e negativos em suas histórias.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Estimular a empatia e a capacidade de se colocar no lugar do outro.
  • Desenvolver a habilidade de compor improvisações e acontecimentos cênicos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação dos personagens e da história.
  • Coerência e consistência na criação dos personagens e da história.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Incentivar a criatividade e a participação de todos os alunos.
  • Dar feedback construtivo e ajudar os alunos a identificar pontos positivos e negativos em suas histórias.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para desenvolver a história.
  • Criar personagens e cenários para a história.
  • Ensaiar e apresentar a história para a turma.