Aula sobre Teatro Animacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O teatro de animação é uma técnica que utiliza bonecos, marionetes, fantoches e outros objetos para contar histórias. Essa técnica é muito utilizada em espetáculos infantis, mas também pode ser aplicada em peças para adultos. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre essa técnica e serão desafiados a criar um jogo gamificado que envolva o teatro de animação. A metodologia ativa de gamificação será utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos, caracterizando personagens, cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a técnica do teatro de animação. Mostre exemplos de espetáculos que utilizam essa técnica e a importância do teatro na cultura e na sociedade. Convide os alunos a participar da aula e a criar um jogo gamificado que envolva o teatro de animação.

  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Divida os alunos em grupos para realizar um brainstorm de ideias para o jogo gamificado. Cada grupo deverá criar um mapa de registro contendo os campos _Nome do_ _j__ogo_, _Objetivo do_ _j__ogo_, _Desafios do_ _j__ogo_, _Níveis_, _Esquema de_ _r__ecompensas_, _Informações para o consumidor final_ e _P__or qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?_

  3. Etapa 3 - Criação do roteiro

    Cada grupo deverá escolher uma das ideias geradas no brainstorm e criar um roteiro para o jogo. O roteiro deverá conter a história do jogo, os personagens, o cenário, a iluminação e a sonoplastia.

  4. Etapa 4 - Criação dos bonecos

    Com base no roteiro criado na etapa anterior, os alunos deverão criar os bonecos que serão utilizados no jogo. Eles poderão utilizar materiais como papel, tecido, cola, tesoura e outros materiais disponíveis na sala de aula. Oriente-os nesse processo.

  5. Etapa 5 - Ensaios

    Cada grupo deverá ensaiar a apresentação do jogo. Os alunos deverão praticar a manipulação dos bonecos, a sincronia com a sonoplastia e a iluminação. Dê dicas e orientações para melhorar a apresentação.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os alunos poderão avaliar os jogos dos colegas e dar feedbacks construtivos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade e os aprendizados adquiridos. Os alunos poderão compartilhar suas experiências e opiniões sobre a técnica do teatro de animação e a metodologia de gamificação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a cultura e a sociedade.
  • Desenvolver a habilidade de criar jogos gamificados.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Coerência e qualidade do roteiro.
  • Qualidade dos bonecos e da manipulação.
  • Sincronia com a sonoplastia e a iluminação.
  • Feedbacks construtivos para os colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a técnica do teatro de animação.
  • Orientar os alunos na criação do jogo gamificado.
  • Dar dicas e orientações para melhorar a apresentação.
  • Conduzir a reflexão sobre a atividade e os aprendizados adquiridos.
  • Avaliar os jogos dos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar da aula e criar um jogo gamificado que envolva o teatro de animação.
  • Realizar um brainstorm de ideias para o jogo gamificado.
  • Criar um roteiro para o jogo.
  • Criar os bonecos que serão utilizados no jogo.
  • Ensaiar a apresentação do jogo e apresentá-lo para a turma.