Aula sobre Teatro Animacao
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O teatro de animação é uma forma de arte que utiliza bonecos, marionetes e outros objetos para contar histórias e transmitir mensagens. Essa técnica pode ser encontrada em diversas culturas e é uma forma de expressão artística muito rica e criativa. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o teatro de animação e como ele pode ser utilizado para criar personagens, cenários e situações cênicas. A metodologia utilizada será o _Modelo de debate_ _c__rítico_ (MDC), que irá estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Etapa 1 - Introdução ao teatro de animação
Apresente exemplos de teatro de animação e explique como ele funciona. Os alunos poderão fazer perguntas e expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos e peça que discutam sobre as possibilidades do teatro de animação, como ele pode ser utilizado para contar histórias e transmitir mensagens. Cada grupo deverá apresentar suas ideias para a turma. Além disso, oriente os alunos na criação de um template de avaliação por rubrica que será utilizado posteriormente.Etapa 3 - Criação de personagens
Com base na discussão, peça que os alunos criem seus próprios personagens utilizando materiais diversos, como papel, tecido, barbante, entre outros. Eles deverão pensar nas características físicas e psicológicas dos personagens e como eles se relacionam com o mundo ao seu redor.Etapa 4 - Criação de cenários
Oriente os alunos na criação de cenários para suas histórias utilizando materiais diversos, como papelão, tecido, papel, entre outros. Eles deverão pensar na ambientação da história e como ela pode ser representada visualmente.Etapa 5 - Ensaios
Os alunos irão ensaiar suas histórias, utilizando os personagens e cenários criados anteriormente. Eles deverão pensar na atuação dos personagens, na iluminação e na sonoplastia.Etapa 6 - Apresentação
Os alunos irão apresentar suas histórias para a turma, utilizando os personagens e cenários criados anteriormente. Eles deverão pensar na atuação dos personagens, na iluminação e na sonoplastia.Etapa 7 - Feedback e avaliação
Os alunos irão avaliar as apresentações dos colegas utilizando um template de avaliação por rubrica criado previamente. Eles deverão pensar nos critérios de avaliação e dar feedbacks construtivos para os colegas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Criação de personagens e cenários plenamente desenvolvidos.
- Atuação dos personagens plenamente desenvolvida.
- Iluminação e sonoplastia plenamente desenvolvidas.
- Colaboração e participação ativa dos alunos no processo de criação e apresentação.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de teatro de animação e explicar como ele funciona.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Orientar os alunos na criação de personagens e cenários.
- Dar feedbacks construtivos para os alunos durante o processo de criação e apresentação.
Ações do aluno
- Discutir em grupo sobre as possibilidades do teatro de animação.
- Criar personagens e cenários utilizando materiais diversos.
- Ensaiar e apresentar suas histórias para a turma.
- Avaliar as apresentações dos colegas utilizando um template de avaliação por rúbrica.