Aula sobre Teatro Animacao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O teatro de animação é uma forma de arte que utiliza bonecos, marionetes e outros objetos para contar histórias e transmitir mensagens. Essa técnica pode ser encontrada em diversas culturas e é uma forma de expressão artística muito rica e criativa. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o teatro de animação e como ele pode ser utilizado para criar personagens, cenários e situações cênicas. A metodologia utilizada será o _Modelo de debate_ _c__rítico_ (MDC), que irá estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução ao teatro de animação

    Apresente exemplos de teatro de animação e explique como ele funciona. Os alunos poderão fazer perguntas e expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos e peça que discutam sobre as possibilidades do teatro de animação, como ele pode ser utilizado para contar histórias e transmitir mensagens. Cada grupo deverá apresentar suas ideias para a turma. Além disso, oriente os alunos na criação de um template de avaliação por rubrica que será utilizado posteriormente.

  3. Etapa 3 - Criação de personagens

    Com base na discussão, peça que os alunos criem seus próprios personagens utilizando materiais diversos, como papel, tecido, barbante, entre outros. Eles deverão pensar nas características físicas e psicológicas dos personagens e como eles se relacionam com o mundo ao seu redor.

  4. Etapa 4 - Criação de cenários

    Oriente os alunos na criação de cenários para suas histórias utilizando materiais diversos, como papelão, tecido, papel, entre outros. Eles deverão pensar na ambientação da história e como ela pode ser representada visualmente.

  5. Etapa 5 - Ensaios

    Os alunos irão ensaiar suas histórias, utilizando os personagens e cenários criados anteriormente. Eles deverão pensar na atuação dos personagens, na iluminação e na sonoplastia.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas histórias para a turma, utilizando os personagens e cenários criados anteriormente. Eles deverão pensar na atuação dos personagens, na iluminação e na sonoplastia.

  7. Etapa 7 - Feedback e avaliação

    Os alunos irão avaliar as apresentações dos colegas utilizando um template de avaliação por rubrica criado previamente. Eles deverão pensar nos critérios de avaliação e dar feedbacks construtivos para os colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Criação de personagens e cenários plenamente desenvolvidos.
  • Atuação dos personagens plenamente desenvolvida.
  • Iluminação e sonoplastia plenamente desenvolvidas.
  • Colaboração e participação ativa dos alunos no processo de criação e apresentação.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de teatro de animação e explicar como ele funciona.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Orientar os alunos na criação de personagens e cenários.
  • Dar feedbacks construtivos para os alunos durante o processo de criação e apresentação.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre as possibilidades do teatro de animação.
  • Criar personagens e cenários utilizando materiais diversos.
  • Ensaiar e apresentar suas histórias para a turma.
  • Avaliar as apresentações dos colegas utilizando um template de avaliação por rúbrica.