Aula sobre Teatro Animacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O teatro de animação é uma forma de arte que utiliza bonecos, marionetes, fantoches e outros objetos para contar histórias. Essa técnica é muito utilizada em peças infantis, mas também pode ser aplicada em outras faixas etárias. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre essa técnica e criarão suas próprias histórias utilizando bonecos e objetos. A metodologia utilizada será a _Rotação por estações_, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão passar por diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a técnica do teatro de animação. Mostre exemplos de peças de teatro de animação e incentive os alunos a comentar sobre o que acharam.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Criação de bonecos

    Os alunos irão criar seus próprios bonecos utilizando materiais como papelão, tecido, lã, entre outros. Forneça materiais e orientações para a criação dos bonecos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Criação de cenários

    Os alunos irão criar cenários para suas histórias utilizando materiais como papelão, tecido, tintas, entre outros. Forneça materiais e orientações para a criação dos cenários.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Criação de histórias

    Os alunos irão criar suas próprias histórias utilizando os bonecos e cenários criados nas estações anteriores. Forneça orientações para a criação das histórias.

  5. Etapa 5 - Apresentação das histórias

    Cada grupo irá apresentar sua história utilizando os bonecos e cenários criados. Os demais alunos serão os espectadores.

  6. Etapa 6 - Discussão e reflexão

    Os alunos irão discutir sobre as histórias apresentadas e refletir sobre o processo de criação. Incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e incentivando-os a continuar explorando a técnica do teatro de animação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade dos alunos.
  • Estimular a expressão artística dos alunos.
  • Incentivar a cooperação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação dos bonecos, cenários e histórias.
  • Criatividade na criação dos bonecos, cenários e histórias.
  • Cooperação e trabalho em grupo durante as atividades.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a técnica do teatro de animação.
  • Fornecer materiais e orientações para a criação dos bonecos, cenários e histórias.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Criar seus próprios bonecos utilizando materiais diversos.
  • Criar cenários para suas histórias utilizando materiais diversos.
  • Criar suas próprias histórias utilizando os bonecos e cenários criados.