Aula sobre Teatro Animacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O teatro de animação é uma forma de arte que utiliza bonecos, marionetes, objetos e outras técnicas para contar histórias e transmitir mensagens. Ele pode ser encontrado em diversos lugares, como em peças de teatro, filmes, programas de televisão e até mesmo em apresentações de rua. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre essa forma de arte e como ela pode ser utilizada para compor improvisações cênicas. A metodologia utilizada será a _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é o teatro de animação. Em seguida, mostre exemplos de peças de teatro, filmes ou programas de televisão que utilizam essa técnica.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como criar um mapa conceitual e dê exemplos para os alunos. Eles deverão utilizar a internet ou livros para pesquisar sobre o tema e criar o mapa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais. Cada grupo deverá apresentar seu mapa para a turma e explicar como chegaram às conclusões.

  4. Etapa 4 - Improvisação cênica

    Os alunos irão escolher uma das sub-ideias do mapa conceitual para criar uma improvisação cênica. Eles deverão compor personagens, figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia. Oriente-os na criação da improvisação.

  5. Etapa 5 - Apresentação das improvisações

    Cada grupo irá apresentar sua improvisação para a turma. Avalie a criatividade e a qualidade da improvisação.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre o teatro de animação e as improvisações cênicas criadas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compor improvisações cênicas com base em textos dramáticos ou outros estímulos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de personagens, figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e apresentar ideias para a turma.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na composição dos personagens, figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia.
  • Coerência da improvisação com a sub-ideia escolhida do mapa conceitual.
  • Qualidade da apresentação e da interpretação dos personagens.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o que é o teatro de animação.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na composição da improvisação cênica.
  • Avaliar a criatividade e a qualidade da improvisação.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Discutir em grupo sobre os mapas conceituais criados pelos colegas.
  • Criar uma improvisação cênica com base em uma das sub-ideias do mapa conceitual.