Teatro de Arena

A arquitetura do Teatro de Arena é em forma de meia lua, visando uma melhor acústica. É por conta da sonoridade que eles possuíam uma grande arquibancada para a plateia. Vem aprender mais nessa aula de Arte!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Os espaços cênicos para o acontecimento teatral se transformaram com o passar do tempo. Observe a imagem e identifique nas alternativas o tipo de teatro e as características da arquitetura do Teatro na Grécia Antiga:

    A) Teatro Elizabetano: construção inspirada nos circos da época com locais improvisados e abertos; edifício voltado para um grande pátio, composto por três andares, com o palco em até três andares.

    B) Tetro de Arena: construções ao ar livre com forma de meia-lua e com uma grande arquibancada para a plateia.

    C) Teatro Elizabetano: construções ao ar livre com forma de meia-lua e com uma grande arquibancada para a plateia.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Cultura Maker:

    O Teatro de Arena é um movimento teatral brasileiro que surgiu na década de 1950, em São Paulo. Ele se caracteriza por ser um teatro político, que busca retratar a realidade brasileira e as lutas sociais. Nesta atividade, os alunos serão apresentados a este movimento e aprenderão sobre sua importância na história do teatro brasileiro. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos desenvolvam um diário de bordo em grupo, onde irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais do Teatro de Arena, contextualizando-os no tempo e no espaço.
    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    Nesta atividade, vamos trabalhar o tema "Teatro de Arena", que é uma forma de teatro político que surgiu no Brasil na década de 1950. O Teatro de Arena foi uma importante ferramenta de resistência e crítica social durante a ditadura militar no país. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  5. 5. Rotação por estações:

    O Teatro de Arena é um movimento teatral brasileiro que surgiu na década de 1950, em São Paulo. Ele foi criado por um grupo de artistas que buscavam uma forma de arte engajada, que pudesse refletir a realidade do país e lutar por mudanças sociais. O Teatro de Arena se caracterizava por peças que abordavam temas políticos e sociais, com uma linguagem acessível e popular. Nesta atividade, os alunos irão conhecer mais sobre o Teatro de Arena e suas características, além de criar uma peça teatral inspirada nesse movimento. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, em que os alunos irão passar por diferentes atividades relacionadas ao tema.
    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    O Teatro de Arena é um movimento teatral brasileiro que surgiu na década de 1950, em São Paulo. Ele se caracteriza por ser um teatro político, engajado e popular, que busca levar a arte para as camadas mais pobres da população. O Teatro de Arena foi responsável por apresentar peças que abordavam temas como a luta de classes, a opressão e a desigualdade social. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o Teatro de Arena e como ele se relaciona com a realidade social brasileira. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  7. 7. Design Thinking:

    O Teatro de Arena é uma forma teatral que surgiu no Brasil na década de 1950, como uma resposta à necessidade de se fazer um teatro engajado, que abordasse temas sociais e políticos relevantes para a época. Essa forma de teatro é caracterizada pela proximidade entre atores e público, pela simplicidade dos cenários e figurinos, e pela utilização de elementos da cultura popular brasileira em suas encenações. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos essa forma de teatro e incentivar a pesquisa e análise de diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
    Atividade completa
  8. 8. Gamificação:

    O Teatro de Arena é um movimento teatral brasileiro que surgiu na década de 1950, em São Paulo. Ele se caracteriza por ser um teatro político e engajado, que busca refletir a realidade social do país em suas peças. O objetivo desta atividade é apresentar esse movimento aos alunos, contextualizando-o no tempo e no espaço, e estimulando-os a refletir sobre a importância do teatro como forma de expressão e transformação social. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: