Aula sobre Teatro Arena

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Teatro de Arena é um movimento teatral brasileiro que surgiu na década de 1950, em São Paulo. Ele se caracteriza por ser um teatro político, que busca retratar a realidade brasileira e as lutas sociais. Nesta atividade, os alunos serão apresentados a este movimento e aprenderão sobre sua importância na história do teatro brasileiro. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos desenvolvam um diário de bordo em grupo, onde irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais do Teatro de Arena, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Teatro de Arena é um movimento teatral brasileiro que surgiu na década de 1950, em São Paulo. Ele se caracteriza por ser um teatro político, que busca retratar a realidade brasileira e as lutas sociais. Nesta atividade, os alunos serão apresentados a este movimento e aprenderão sobre sua importância na história do teatro brasileiro. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos desenvolvam um diário de bordo em grupo, onde irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais do Teatro de Arena, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique sobre o Teatro de Arena, sua importância e características. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar conhecimentos prévios sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre diferentes peças do Teatro de Arena, analisando os estilos visuais utilizados e contextualizando-os no tempo e no espaço. Eles deverão registrar as informações em um diário de bordo, com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  4. Etapa 4 - Apresentação em grupo

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas para a turma, mostrando as diferentes características do Teatro de Arena e como elas foram contextualizadas no tempo e no espaço.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre as peças do Teatro de Arena analisadas. Eles deverão refletir sobre como o movimento teatral retratou a realidade brasileira e as lutas sociais.

  6. Etapa 6 - Criação em grupo

    Os alunos irão criar uma cena teatral inspirada no Teatro de Arena, utilizando os estilos visuais analisados em suas pesquisas. Eles deverão registrar o processo de criação em seus diários de bordo.

  7. Etapa 7 - Apresentação das cenas

    Cada grupo irá apresentar sua cena teatral para a turma, mostrando como utilizaram os estilos visuais do Teatro de Arena em sua criação.

  8. Etapa 8 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a importância do Teatro de Arena e como ele retratou a realidade brasileira e as lutas sociais. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas opiniões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma cena teatral.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Registro adequado das informações no diário de bordo.
  • Utilização adequada dos estilos visuais do Teatro de Arena na criação da cena teatral.
  • Apresentação clara e objetiva das pesquisas e da cena teatral.
  • Reflexão crítica sobre a importância do Teatro de Arena.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sobre o Teatro de Arena.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e criação da cena teatral.
  • Conduzir as discussões e reflexões em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar a pesquisa e análise dos estilos visuais do Teatro de Arena.
  • Criar uma cena teatral inspirada no Teatro de Arena.
  • Registrar as informações no diário de bordo.
  • Refletir criticamente sobre a importância do Teatro de Arena.