Aula sobre Teatro Arena

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Teatro de Arena é um movimento teatral brasileiro que surgiu na década de 1950, em São Paulo. Ele se caracteriza por ser um teatro político, engajado e popular, que busca levar a arte para as camadas mais pobres da população. O Teatro de Arena foi responsável por apresentar peças que abordavam temas como a luta de classes, a opressão e a desigualdade social. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o Teatro de Arena e como ele se relaciona com a realidade social brasileira. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Teatro de Arena é um movimento teatral brasileiro que surgiu na década de 1950, em São Paulo. Ele se caracteriza por ser um teatro político, engajado e popular, que busca levar a arte para as camadas mais pobres da população. O Teatro de Arena foi responsável por apresentar peças que abordavam temas como a luta de classes, a opressão e a desigualdade social. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o Teatro de Arena e como ele se relaciona com a realidade social brasileira. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o Teatro de Arena e sua importância para a cultura brasileira. Será feita uma discussão em sala sobre o que os alunos sabem sobre o assunto e quais são suas expectativas em relação ao conteúdo e condução da atividade.

  3. Etapa 3 - Entender

    Os alunos irão pesquisar e analisar diferentes peças do Teatro de Arena, identificando os temas abordados e as técnicas utilizadas pelos artistas. Eles devem registrar suas descobertas em um documento compartilhado.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço de uma peça de teatro que aborde um tema social importante para eles. Eles devem pensar em como utilizar as técnicas do Teatro de Arena para transmitir sua mensagem.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Os alunos irão escolher a melhor ideia para desenvolver em grupo. Eles devem justificar sua escolha e definir os papéis de cada integrante do grupo.

  6. Etapa 6 - Prototipar e Testar

    Os alunos irão criar um roteiro e ensaiar a peça de teatro escolhida. Eles devem testar sua apresentação com outros grupos e receber feedbacks para aprimorar sua desempenho.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar suas peças de teatro para a turma. Medie uma discussão sobre as diferentes abordagens dos temas e as técnicas utilizadas pelos grupos.

  8. Etapa 8 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação da peça de teatro e sobre o que aprenderam sobre o Teatro de Arena. Eles devem registrar suas reflexões em um documento compartilhado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a realidade social brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em sala.
  • Qualidade da pesquisa e análise das peças do Teatro de Arena.
  • Criatividade e originalidade na criação da peça de teatro.
  • Habilidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Qualidade da apresentação da peça de teatro.

Ações do professor

  • Apresentar o Teatro de Arena e sua importância para a cultura brasileira.
  • Mediar as discussões em sala e orientar os alunos durante o processo de criação da peça de teatro.
  • Proporcionar feedbacks construtivos para os grupos e ajudá-los a aprimorar seu desempenho.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a realidade social brasileira.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em sala.
  • Realizar pesquisas e análises das peças do Teatro de Arena.
  • Criar uma peça de teatro que aborde um tema social importante para eles.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Apresentar a peça de teatro com qualidade e receber feedbacks construtivos para aprimorar seu desempenho.