Aula sobre Teatro Arena

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Teatro de Arena é uma forma teatral que surgiu no Brasil na década de 1950, como uma resposta à necessidade de se fazer um teatro engajado, que abordasse temas sociais e políticos relevantes para a época. Essa forma de teatro é caracterizada pela proximidade entre atores e público, pela simplicidade dos cenários e figurinos, e pela utilização de elementos da cultura popular brasileira em suas encenações. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos essa forma de teatro e incentivar a pesquisa e análise de diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Teatro de Arena é uma forma teatral que surgiu no Brasil na década de 1950, como uma resposta à necessidade de se fazer um teatro engajado, que abordasse temas sociais e políticos relevantes para a época. Essa forma de teatro é caracterizada pela proximidade entre atores e público, pela simplicidade dos cenários e figurinos, e pela utilização de elementos da cultura popular brasileira em suas encenações. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos essa forma de teatro e incentivar a pesquisa e análise de diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema Teatro de Arena, explicando sua origem, características e importância para a cultura brasileira. Em seguida, proponha aos alunos que pesquisem sobre o assunto, utilizando fontes diversas, como livros, internet e entrevistas com pessoas que conheçam essa forma de teatro.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Com base nas diversas pesquisas realizadas, os alunos deverão criar um mapa de empatia pensando nas pessoas que participam desse tipo de arte, contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam se colocar no lugar dos personagens de uma peça de Teatro de Arena, compreendendo suas motivações, desejos e conflitos.

  4. Etapa 4 - Análise de exemplos

    Apresente aos alunos exemplos de peças de Teatro de Arena, como "Eles Não Usam Black-Tie", de Gianfrancesco Guarnieri, e "Arena Conta Zumbi", de Augusto Boal. Em seguida, os alunos deverão analisar essas peças, identificando as características do Teatro de Arena presentes em cada uma delas.

  5. Etapa 5 - Criação de uma cena

    Os alunos deverão criar uma cena de Teatro de Arena, utilizando as informações obtidas nas etapas anteriores. Eles deverão escolher um tema relevante para a sociedade atual e criar uma cena que aborde esse tema de forma crítica e engajada. Oriente os alunos nessa atividade, auxiliando na criação dos personagens, cenários e figurinos.

  6. Etapa 6 - Apresentação das cenas

    Os alunos deverão apresentar suas cenas para a turma, utilizando os elementos do Teatro de Arena, como a proximidade com o público e a simplicidade dos cenários e figurinos. Após as apresentações, os alunos deverão fazer uma análise crítica das cenas, identificando seus acertos e possíveis melhorias.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a atividade, incentivando os alunos a compartilhar suas impressões e aprendizados. Os alunos deverão ser instigados a pensar sobre a importância do Teatro de Arena como forma de expressão artística e como instrumento de transformação social.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre temas sociais e políticos relevantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de pesquisa e análise crítica dos exemplos apresentados.
  • Criatividade e qualidade da cena criada pelos alunos.
  • Habilidade de expressão e utilização dos elementos do Teatro de Arena na apresentação da cena.
  • Reflexão crítica sobre a importância do Teatro de Arena como forma de expressão artística e como instrumento de transformação social.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos na pesquisa sobre o Teatro de Arena.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia e na análise dos exemplos apresentados.
  • Orientar os alunos na criação da cena e na utilização dos elementos do Teatro de Arena.
  • Conduzir a reflexão final sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o Teatro de Arena e criar o mapa de empatia.
  • Analisar os exemplos apresentados e identificar as características do Teatro de Arena.
  • Criar uma cena de Teatro de Arena, utilizando as informações obtidas nas etapas anteriores.
  • Apresentar a cena para a turma, utilizando os elementos do Teatro de Arena.
  • Participar da reflexão final sobre a atividade.