Aula sobre Teatro Arena

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Teatro de Arena é um movimento teatral brasileiro que surgiu na década de 1950, em São Paulo. Ele se caracteriza por ser um teatro político e engajado, que busca refletir a realidade social do país em suas peças. O objetivo desta atividade é apresentar esse movimento aos alunos, contextualizando-o no tempo e no espaço, e estimulando-os a refletir sobre a importância do teatro como forma de expressão e transformação social. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Teatro de Arena é um movimento teatral brasileiro que surgiu na década de 1950, em São Paulo. Ele se caracteriza por ser um teatro político e engajado, que busca refletir a realidade social do país em suas peças. O objetivo desta atividade é apresentar esse movimento aos alunos, contextualizando-o no tempo e no espaço, e estimulando-os a refletir sobre a importância do teatro como forma de expressão e transformação social. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o Teatro de Arena aos alunos, contextualizando-o no tempo e no espaço. Serão exibidos trechos de peças teatrais do movimento, para que os alunos possam ter uma ideia de como ele se manifestava.

  3. Etapa 3 - Explicação da metodologia

    Explique aos alunos como funciona a metodologia ativa Gamificação, e como eles irão utilizá-la para criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o Teatro de Arena.

  4. Etapa 4 - Criação das perguntas

    Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo irá criar quatro perguntas sobre o Teatro de Arena. As perguntas devem ser elaboradas para estimular a pesquisa e a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Criação das afirmações

    Os grupos irão criar agora quatro afirmações sobre o Teatro de Arena. As afirmações devem ser elaboradas para desafiar os colegas a refletirem sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Montagem do jogo

    Os grupos irão montar o jogo com as oito cartas, quatro de perguntas e quatro de afirmações. Eles devem pensar em um título para o jogo e em uma forma de jogá-lo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e as perguntas e afirmações escolhidas.

  8. Etapa 8 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, a turma irá discutir em grupo sobre o Teatro de Arena, refletindo sobre sua importância e sobre como ele pode ser aplicado atualmente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Refletir sobre a importância do teatro como forma de expressão e transformação social.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações elaboradas.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o Teatro de Arena e sua importância.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Explicar a metodologia de forma didática e envolvente.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Orientar os alunos na criação das perguntas e afirmações.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Elaborar perguntas e afirmações de qualidade.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Refletir criticamente sobre o Teatro de Arena e sua importância.