Aula sobre Teatro Arena

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Teatro de Arena é um movimento teatral brasileiro que surgiu na década de 1950, em São Paulo. Ele foi criado por um grupo de artistas que buscavam uma forma de arte engajada, que pudesse refletir a realidade do país e lutar por mudanças sociais. O Teatro de Arena se caracterizava por peças que abordavam temas políticos e sociais, com uma linguagem acessível e popular. Nesta atividade, os alunos irão conhecer mais sobre o Teatro de Arena e suas características, além de criar uma peça teatral inspirada nesse movimento. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, em que os alunos irão passar por diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Teatro de Arena é um movimento teatral brasileiro que surgiu na década de 1950, em São Paulo. Ele foi criado por um grupo de artistas que buscavam uma forma de arte engajada, que pudesse refletir a realidade do país e lutar por mudanças sociais. O Teatro de Arena se caracterizava por peças que abordavam temas políticos e sociais, com uma linguagem acessível e popular. Nesta atividade, os alunos irão conhecer mais sobre o Teatro de Arena e suas características, além de criar uma peça teatral inspirada nesse movimento. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, em que os alunos irão passar por diferentes atividades relacionadas ao tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o surgimento do Teatro de Arena. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o Teatro de Arena, suas características, principais peças e autores. Eles podem utilizar livros, internet ou outros materiais disponíveis na escola. O objetivo é que os alunos possam conhecer mais sobre o tema e se aprofundar em sua pesquisa.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Análise de peças

    Nesta estação, os alunos irão analisar trechos de peças do Teatro de Arena. Selecione trechos de diferentes peças e peça que os alunos identifiquem as características do movimento, como a linguagem popular e a abordagem de temas sociais. Os alunos também podem discutir em grupo sobre o que entenderam das peças.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Criação de peça

    Nesta estação, os alunos irão criar uma peça teatral inspirada no Teatro de Arena. Eles podem escolher um tema social ou político que seja relevante para eles e criar uma peça com linguagem acessível e popular. Oriente os alunos na criação da peça e ajude a pensar em estratégias para torná-la mais envolvente.

  6. Etapa 6 - Apresentação das peças

    Cada grupo irá apresentar a peça que criou para a turma. Os alunos podem utilizar figurinos, cenários e outros recursos para tornar a apresentação mais interessante. Após as apresentações, os alunos podem discutir em grupo sobre as peças e o que aprenderam sobre o Teatro de Arena.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade e reforce a importância do Teatro de Arena como movimento teatral engajado e popular.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos teatrais;
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da criação de uma peça teatral;
  • Promover a reflexão sobre temas sociais e políticos relevantes para os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre o Teatro de Arena;
  • Criatividade e originalidade na criação da peça teatral;
  • Clareza e coesão na apresentação da peça;
  • Reflexão crítica sobre as peças apresentadas pelos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o surgimento do Teatro de Arena;
  • Orientar os alunos na criação da peça teatral;
  • Selecionar trechos de peças do Teatro de Arena para análise;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Fazer uma conclusão sobre a atividade e reforçar a importância do Teatro de Arena como movimento teatral engajado e popular.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o Teatro de Arena;
  • Analisar trechos de peças do Teatro de Arena;
  • Criar uma peça teatral inspirada no Teatro de Arena;
  • Apresentar a peça criada para a turma;
  • Participar da discussão sobre as peças apresentadas pelos colegas.