Aula sobre Teatro Arena

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, vamos trabalhar o tema "Teatro de Arena", que é uma forma de teatro político que surgiu no Brasil na década de 1950. O Teatro de Arena foi uma importante ferramenta de resistência e crítica social durante a ditadura militar no país. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, vamos trabalhar o tema "Teatro de Arena", que é uma forma de teatro político que surgiu no Brasil na década de 1950. O Teatro de Arena foi uma importante ferramenta de resistência e crítica social durante a ditadura militar no país. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema "Teatro de Arena" e contextualize sua importância na história do Brasil. Os alunos serão convidados a participar da atividade e a fazer perguntas sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o Teatro de Arena e seus principais representantes. Eles poderão utilizar livros, revistas, jornais e a internet para realizar a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram durante a pesquisa. Eles deverão compartilhar o que aprenderam e debater sobre a importância do Teatro de Arena na história do Brasil. Incentive que todos do grupo participem e opinem sobre os pontos pesquisados.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, "Que pena", "Que tal". Eles deverão utilizar o modelo para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos, baseados nos pontos pesquisados e discutidos nos grupos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos modelos

    Os grupos irão apresentar seus modelos e compartilhar as avaliações que fizeram sobre a atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade reforçando a importância do Teatro de Arena na história do Brasil e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".
  • Apresentação clara e objetiva do modelo e das avaliações feitas pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar sua importância na história do Brasil.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação dos modelos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o Teatro de Arena e seus principais representantes.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o modelo de forma clara e objetiva e compartilhar as avaliações feitas sobre a atividade.