Aula sobre Teatro De Improviso

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O teatro de improviso é uma forma de arte cênica na qual os atores criam cenas e diálogos na hora, sem um roteiro prévio. Essa técnica exige dos atores muita criatividade, espontaneidade e trabalho em equipe. Além disso, o teatro de improviso é uma forma de expressão artística muito democrática, pois não exige grandes recursos financeiros nem equipamentos sofisticados.

  1. Etapa 1 -

    Professor(a), apresente à turma o tema "Teatro de Improviso" e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 6 pessoas.

  2. Etapa 2 -

    Oriente que cada grupo defina um problema relacionado ao tema. Exemplo: "Como criar uma cena de improviso que envolva um objeto inusitado?".

  3. Etapa 3 -

    A ideia é que os grupos gerem alternativas para solucionar o problema proposto. Exemplo: "Criar um diálogo entre os personagens que envolva o objeto inusitado" ou "Criar uma cena que envolva o objeto inusitado de forma criativa".

  4. Etapa 4 -

    Oriente que cada grupo escolha a melhor alternativa para solucionar o problema proposto e elabore uma apresentação de teatro para representá-la.

  5. Etapa 5 -

    Organize a turma para que os grupos apresentem suas cenas.

  6. Etapa 6 -

    Após as apresentações, proponha uma discussão em grupo sobre as apresentações elaboradas e os desafios enfrentados pelos grupos durante o processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a espontaneidade dos alunos;
  • Estimular o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a capacidade de improvisação e criação de cenas teatrais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula;
  • Criatividade e originalidade das cenas de improviso criadas;
  • Coerência e clareza na apresentação das cenas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na definição do problema e na geração de alternativas;
  • Observar e avaliar o desempenho dos alunos durante todas as etapas da aula;
  • Estimular a participação de todos os alunos e garantir que todos tenham a oportunidade de contribuir para o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula;
  • Contribuir para a definição do problema e a geração de alternativas;
  • Trabalhar em equipe e respeitar as ideias dos colegas.