Aula sobre Teatro De Improviso

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Teatro de Improviso é uma técnica teatral que consiste em criar cenas e diálogos no momento, sem um roteiro prévio. É uma forma de estimular a criatividade, a improvisação e a comunicação entre os atores. Nesta proposta, os alunos serão desafiados a criar uma cena de improviso utilizando apenas recursos analógicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    \- O professor irá apresentar o conceito de Teatro de Improviso e explicar como funciona essa técnica teatral.

    \- Os alunos irão assistir a um vídeo de uma cena de Teatro de Improviso para entender melhor como funciona.

    \- O professor irá explicar o objetivo da atividade: criar uma cena de Teatro de Improviso utilizando apenas recursos analógicos.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    \- Os alunos irão discutir em grupo as ideias para a cena de improviso.

    \- Cada grupo irá escolher uma ideia para desenvolver.


  3. Etapa 3 - Decidir

    \- Os grupos irão definir os personagens e a história da cena de improviso.

    \- Cada grupo irá apresentar a ideia escolhida para a turma.


  4. Etapa 4 - Prototipar

    \- Os grupos irão ensaiar a cena de improviso utilizando os recursos analógicos disponíveis.

    \- O professor irá auxiliar os grupos na utilização dos recursos.


  5. Etapa 5 - Testar

    \- Cada grupo irá apresentar a cena de improviso para a turma.

    \- Após a apresentação, os alunos irão avaliar a cena criada pelos outros grupos.


  6. Etapa 6 - Refletir

    \- Os alunos irão refletir sobre o processo de criação da cena de improviso.

    \- O professor irá orientar a reflexão e estimular a discussão.


  7. Etapa 7 - Aplicar

    \- Os alunos irão aplicar o que aprenderam em uma nova atividade de Teatro de Improviso utilizando recursos analógicos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a improvisação dos alunos.
  • Estimular a comunicação e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar com recursos limitados.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de improvisação e criatividade na criação da cena.
  • Clareza e coesão da cena criada.
  • Utilização adequada dos recursos analógicos disponíveis.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de Teatro de Improviso e explicar como funciona.
  • Orientar os alunos na criação da cena de improviso.
  • Avaliar a cena criada pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo de uma cena de Teatro de Improviso.
  • Trabalhar em grupo para criar a cena de improviso.
  • Utilizar recursos analógicos disponíveis para criar a cena.