Aula sobre Teatro De Improviso
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Etapa 1 - Entender
\- O professor irá apresentar o conceito de Teatro de Improviso e explicar como funciona essa técnica teatral.\- Os alunos irão assistir a um vídeo de uma cena de Teatro de Improviso para entender melhor como funciona.
\- O professor irá explicar o objetivo da atividade: criar uma cena de Teatro de Improviso utilizando apenas recursos analógicos.
Etapa 2 - Esboçar
\- Os alunos irão discutir em grupo as ideias para a cena de improviso.\- Cada grupo irá escolher uma ideia para desenvolver.
Etapa 3 - Decidir
\- Os grupos irão definir os personagens e a história da cena de improviso.\- Cada grupo irá apresentar a ideia escolhida para a turma.
Etapa 4 - Prototipar
\- Os grupos irão ensaiar a cena de improviso utilizando os recursos analógicos disponíveis.\- O professor irá auxiliar os grupos na utilização dos recursos.
Etapa 5 - Testar
\- Cada grupo irá apresentar a cena de improviso para a turma.\- Após a apresentação, os alunos irão avaliar a cena criada pelos outros grupos.
Etapa 6 - Refletir
\- Os alunos irão refletir sobre o processo de criação da cena de improviso.\- O professor irá orientar a reflexão e estimular a discussão.
Etapa 7 - Aplicar
\- Os alunos irão aplicar o que aprenderam em uma nova atividade de Teatro de Improviso utilizando recursos analógicos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a criatividade e a improvisação dos alunos.
- Estimular a comunicação e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar com recursos limitados.
Critérios de avaliação
- Capacidade de improvisação e criatividade na criação da cena.
- Clareza e coesão da cena criada.
- Utilização adequada dos recursos analógicos disponíveis.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de Teatro de Improviso e explicar como funciona.
- Orientar os alunos na criação da cena de improviso.
- Avaliar a cena criada pelos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo de uma cena de Teatro de Improviso.
- Trabalhar em grupo para criar a cena de improviso.
- Utilizar recursos analógicos disponíveis para criar a cena.