Aula sobre Teatro De Improviso

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O teatro de improviso é uma técnica teatral que consiste em criar cenas e diálogos no momento, sem um roteiro prévio. Essa técnica é muito utilizada em espetáculos de comédia e pode ser uma excelente ferramenta para desenvolver a criatividade e a improvisação dos alunos.

  1. Etapa 1 -

    Professor, a metodologia ensino híbrido conta com uma etapa antes da aula propriamente dita. Portanto, oriente previamente que cada estudante realize uma pesquisa sobre teatro do improviso e, na aula, proponha um momento inicial para que a turma possa compartilhar o que encontrou.

  2. Etapa 2 -

    Medie os compartilhamentos, se necessário, complementando com informações sobre a história e principais características do teatro do improviso. Além disso, mostre exemplos de espetáculos de comédia que utilizam essa técnica.

  3. Etapa 3 -

    Divida a turma em grupos e oriente que cada grupo escolha um tema para criar uma cena de improviso. O professor deve fornecer algumas sugestões de temas, como situações cotidianas, personagens famosos, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação

    Os grupos devem criar suas cenas de improviso, levando em consideração as características do teatro de improviso, como a criação de diálogos no momento.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua cena de improviso para a turma. Comente sobre as cenas e incentive a participação dos demais alunos.

  6. Etapa 6 -

    Encerre a aula perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre teatro de improviso e como essa técnica pode ser útil em suas vidas.

  7. Etapa 7 -

    Por fim, proponha que os alunos criem um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a improvisação dos alunos;
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo;
  • Incentivar a expressão oral e corporal dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo;
  • Criatividade na criação das cenas de improviso;
  • Expressão oral e corporal adequada à cena.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de teatro de improviso e suas características;
  • Fornecer sugestões de temas para criação das cenas;
  • Incentivar a participação e a colaboração em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação das cenas de improviso;
  • Colaborar com os demais membros do grupo;
  • Apresentar a cena de improviso de forma adequada.