Aula sobre Teatro De Improviso

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O teatro de improviso é uma forma de teatro em que os atores criam a história e os personagens no momento da apresentação, sem um roteiro prévio. É uma forma de arte que exige criatividade, espontaneidade e trabalho em equipe. Nesta proposta, os alunos irão aprender sobre o teatro de improviso e como criar cenas improvisadas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Professor(a), apresente o tema "Teatro de Improviso" e explique o que é e como funciona. Sugerimos que isso parta de um exemplo, que pode ser demonstrado através de um vídeo do grupo “Cia. Barbixas”, um grupo humorístico brasileiro, famoso por esquetes teatrais baseadas em improvisos. Os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre teatro de improviso para que os alunos, em grupos de 4 a 5 pessoas, analisem e considerem as características da improvisação na arte teatral. Uma sugestão é apresentar uma situação em que uma professora de artes chega em uma turma de anos iniciais com a vontade de desenvolver a proposta de teatro do improviso. Para isso, precisa elaborar uma justificativa para a gestão, que demonstre os benefícios dessa prática para as crianças, além de quais propostas podem se alinhar a essa temática.

  3. Etapa 3 - Elaboração da apresentação

    Oriente que os alunos elaborem suas conclusões sobre o caso em um cartaz, ou apresentação de slides, se possível. Sugira que sejam criativos, porém objetivos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos infográficos

    Organize a turma para que os grupos façam suas apresentações. Ao final, é interessante propor uma roda de conversa para que os alunos troquem sobre semelhanças e diferenças entre suas análises e propostas.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Professor, avalie a participação dos alunos em todas as etapas da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o que é teatro de improviso;
  • Identificar as características do teatro de improviso;
  • Reconhecer a importância da improvisação na arte teatral.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão sobre o tema;
  • Compreensão das características do teatro de improviso;
  • Reconhecimento da importância da improvisação na arte teatral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão;
  • Tirar dúvidas e esclarecer conceitos.

Ações do aluno

  • Participar da discussão sobre o tema;
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas;
  • Demonstrar interesse pelo assunto.