Aula sobre Teatro De Improviso
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O teatro de improviso é uma forma de teatro em que as cenas são criadas na hora, sem roteiro prévio. É uma atividade que estimula a criatividade, a imaginação e a espontaneidade dos participantes. A gamificação é uma metodologia ativa que utiliza elementos de jogos para engajar e motivar os alunos no processo de aprendizagem. Nesta atividade, os alunos irão criar um jogo sobre teatro de improviso, utilizando recursos analógicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Professor, apresente o tema "Teatro de Improviso" e explique o que é e como funciona. Em seguida, compartilhe a metodologia ativa gamificação e explique como ela será utilizada na atividade.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Organize a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Definição do objetivo do jogo
Cada grupo irá definir o objetivo do jogo que irá criar. O objetivo deve estar relacionado ao tema "Teatro de Improviso".Etapa 4 - Definição dos desafios do jogo
Cada grupo irá definir os desafios que os jogadores terão que enfrentar para alcançar o objetivo do jogo.Etapa 5 - Definição dos níveis do jogo
Cada grupo irá definir os níveis do jogo e o que será necessário para avançar de um nível para outro.Etapa 6 - Definição do esquema de recompensas
Cada grupo irá definir o esquema de recompensas do jogo, ou seja, o que os jogadores irão ganhar ao avançar de nível ou ao completar um desafio.Etapa 7 - Criação do mapa de registro
Cada grupo irá criar um mapa de registro contendo os campos: nome do jogo; objetivo do jogo; desafios do jogo; níveis; esquema de recompensas; e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.Etapa 8 - Jogo
Organize a turma de forma que os grupos possam jogar os jogos elaborados pelos colegas.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o que é teatro de improviso;
- Conhecer a metodologia ativa Gamificação.
- Trabalhar em grupo;
- Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração
Critérios de avaliação
- Participação na discussão sobre o tema;
- Compreensão do que é teatro de improviso e da metodologia Gamificação.
- Trabalho em equipe;
- Definição clara do objetivo do jogo;
- Relação do objetivo com o tema "Teatro de Improviso".
Ações do professor
- Apresentar o tema;
- Explicar a metodologia Gamificação.
- Orientar os alunos sobre como trabalhar em grupo.
Ações do aluno
- Fazer perguntas e tirar dúvidas;
- Definir o objetivo do jogo;
- Discutir em grupo para chegar a um consenso.