Aula sobre Teatro De Improviso

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O teatro de improviso é uma forma de teatro em que as cenas são criadas na hora, sem roteiro prévio. É uma atividade que estimula a criatividade, a imaginação e a espontaneidade dos participantes. A gamificação é uma metodologia ativa que utiliza elementos de jogos para engajar e motivar os alunos no processo de aprendizagem. Nesta atividade, os alunos irão criar um jogo sobre teatro de improviso, utilizando recursos analógicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Professor, apresente o tema "Teatro de Improviso" e explique o que é e como funciona. Em seguida, compartilhe a metodologia ativa gamificação e explique como ela será utilizada na atividade.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Organize a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Definição do objetivo do jogo

    Cada grupo irá definir o objetivo do jogo que irá criar. O objetivo deve estar relacionado ao tema "Teatro de Improviso".

  4. Etapa 4 - Definição dos desafios do jogo

    Cada grupo irá definir os desafios que os jogadores terão que enfrentar para alcançar o objetivo do jogo.

  5. Etapa 5 - Definição dos níveis do jogo

    Cada grupo irá definir os níveis do jogo e o que será necessário para avançar de um nível para outro.

  6. Etapa 6 - Definição do esquema de recompensas

    Cada grupo irá definir o esquema de recompensas do jogo, ou seja, o que os jogadores irão ganhar ao avançar de nível ou ao completar um desafio.

  7. Etapa 7 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo irá criar um mapa de registro contendo os campos: nome do jogo; objetivo do jogo; desafios do jogo; níveis; esquema de recompensas; e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.

  8. Etapa 8 - Jogo

    Organize a turma de forma que os grupos possam jogar os jogos elaborados pelos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o que é teatro de improviso;
  • Conhecer a metodologia ativa Gamificação.
  • Trabalhar em grupo;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão sobre o tema;
  • Compreensão do que é teatro de improviso e da metodologia Gamificação.
  • Trabalho em equipe;
  • Definição clara do objetivo do jogo;
  • Relação do objetivo com o tema "Teatro de Improviso".

Ações do professor

  • Apresentar o tema;
  • Explicar a metodologia Gamificação.
  • Orientar os alunos sobre como trabalhar em grupo.

Ações do aluno

  • Fazer perguntas e tirar dúvidas;
  • Definir o objetivo do jogo;
  • Discutir em grupo para chegar a um consenso.