Teatro de Objetos
O teatro de objetos é considerado uma vertente do teatro de animação ainda pouco estudada no Brasil. Nessa aula de Arte vamos conhecer mais sobre ele!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Qual alternativa apresenta um tipo de teatro de animação que é pouco estudado no Brasil?
Atividade completaA)
Teatro de objetos, que transforma balde, bacia ou sacolas plásticas em personagens.B) Teatro de sombras, que transforma papel, papelão ou a mão em personagens.
C) Teatro do absurdo, que transforma balde, bacia ou sacolas plásticas em personagens.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Cultura Maker:
O Teatro de Objetos é uma forma de arte que utiliza objetos cotidianos como personagens e cenários para criar uma narrativa teatral. É uma técnica que permite explorar a criatividade e a imaginação dos alunos, além de desenvolver habilidades de improvisação e trabalho em equipe. Nesta aula, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema. O objetivo é que os alunos aprendam a compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos, caracterizando personagens, cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.Atividade completa4. Rotação por estações:
O Teatro de Objetos é uma forma de arte que utiliza objetos cotidianos para contar histórias e criar personagens. É uma técnica que permite a criação de cenas e personagens de forma criativa e inovadora. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre essa técnica e como utilizá-la para criar cenas teatrais. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos, caracterizando personagens, cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.Atividade completa5. Ensino Híbrido:
O Teatro de Objetos é uma forma de teatro que utiliza objetos do cotidiano como personagens, cenários e adereços. Essa técnica permite que os alunos explorem a criatividade e a imaginação, além de desenvolver habilidades de improvisação e interpretação. Nesta aula, os alunos irão criar uma cena utilizando objetos do cotidiano como personagens, cenários e adereços, além de explorar a relação com o espectador. A metodologia utilizada será o Ensino híbrido, que combina atividades presenciais e on-line para promover a aprendizagem ativa e colaborativa.Atividade completa6. Design Sprint:
O Teatro de Objetos é uma forma de teatro que utiliza objetos cotidianos como protagonistas da cena. Essa técnica permite ao ator criar personagens e situações a partir de objetos simples, como uma xícara, um livro ou um chapéu. O objetivo desta aula é apresentar aos alunos essa técnica e incentivá-los a criar suas próprias cenas a partir de objetos. Para isso, utilizaremos a metodologia Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos de forma colaborativa e criativa. Ao final da aula, os alunos terão criado um template de Design Sprint para aplicar em outras situações.Atividade completa7. Design Thinking:
O Teatro de Objetos é uma forma de teatro que utiliza objetos do cotidiano para criar personagens e cenários. É uma técnica que permite que os alunos explorem sua criatividade e imaginação, além de desenvolver habilidades de improvisação e trabalho em equipe. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as emoções e pensamentos dos personagens que irão criar. Eles irão utilizar essa técnica para criar uma cena teatral utilizando objetos do cotidiano.Atividade completa8. Gamificação:
O Teatro de Objetos é uma forma de teatro que utiliza objetos cotidianos como personagens, cenários e adereços. Essa técnica permite que os alunos desenvolvam a criatividade e a improvisação, além de estimular a percepção e a sensibilidade artística. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo sobre o Teatro de Objetos, utilizando a metodologia ativa de gamificação. Eles terão que pensar em um nome para o jogo, definir o objetivo, os desafios, os níveis, as recompensas e as informações para o consumidor final. O objetivo é que os alunos compreendam a importância do tema e desenvolvam a habilidade de criar improvisações cênicas com base em objetos do cotidiano.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: