Aula sobre Teatro De Objetos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Teatro de Objetos é uma forma de arte que utiliza objetos cotidianos como personagens e cenários para criar uma narrativa teatral. É uma técnica que permite explorar a criatividade e a imaginação dos alunos, além de desenvolver habilidades de improvisação e trabalho em equipe. Nesta aula, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema. O objetivo é que os alunos aprendam a compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos, caracterizando personagens, cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do Teatro de Objetos e explique como a técnica funciona. Em seguida, mostre exemplos de peças teatrais que utilizam objetos como personagens e cenários.

  2. Etapa 2 - Seleção dos objetos

    Os alunos irão escolher objetos que serão utilizados na peça teatral. Forneça uma lista de objetos ou permita que os alunos escolham livremente.

  3. Etapa 3 - Criação da história

    Os alunos irão criar uma história que envolva os objetos escolhidos. Eles devem pensar em personagens, cenário, diálogos e ações.

  4. Etapa 4 - Ensaios

    Os alunos irão ensaiar a peça teatral utilizando os objetos escolhidos. Oriente os alunos em relação à interpretação, movimentação e uso dos objetos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar a peça teatral para a turma. Após a apresentação, conduza uma discussão sobre a técnica utilizada e os desafios enfrentados pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Peça que os alunos criem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante.

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre a atividade

    Peça que os alunos reflitam sobre a atividade e preencham o template de Dinâmica dos 3 Qs. Conduza uma discussão sobre as respostas dos alunos e como elas podem ser utilizadas para melhorar as próximas atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de improvisação e trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de interpretação, movimentação e uso de objetos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a atividade.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão.

Critérios de avaliação

  • Utilização dos objetos de forma criativa e coerente com a história.
  • Interpretação dos personagens e diálogos.
  • Movimentação e uso dos objetos de forma adequada.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Reflexão crítica sobre a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos de peças teatrais.
  • Orientar os alunos na criação da história e na interpretação dos personagens.
  • Orientar os alunos na movimentação e uso dos objetos.
  • Conduzir a discussão sobre a técnica utilizada e os desafios enfrentados pelos alunos.
  • Conduzir a discussão sobre as respostas dos alunos no template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Escolher os objetos que serão utilizados na peça teatral.
  • Criar uma história que envolva os objetos escolhidos.
  • Ensaiar a peça teatral utilizando os objetos escolhidos.
  • Apresentar a peça teatral para a turma.
  • Refletir sobre a atividade e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.