Aula sobre Teatro De Objetos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Teatro de Objetos é uma forma de teatro que utiliza objetos cotidianos como protagonistas da cena. Essa técnica permite ao ator criar personagens e situações a partir de objetos simples, como uma xícara, um livro ou um chapéu. O objetivo desta aula é apresentar aos alunos essa técnica e incentivá-los a criar suas próprias cenas a partir de objetos. Para isso, utilizaremos a metodologia Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos de forma colaborativa e criativa. Ao final da aula, os alunos terão criado um template de Design Sprint para aplicar em outras situações.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema do teatro de objetos e explique como funciona a técnica. Em seguida, mostre exemplos de cenas criadas a partir de objetos simples.Etapa 2 - Entender
Os alunos irão se dividir em grupos de três ou quatro e escolher um objeto para criar uma cena. Eles deverão fazer perguntas sobre o objeto, como sua história, sua utilidade e suas características.Etapa 3 - Esboçar
Cada grupo irá criar um esboço da cena, definindo os personagens, a história e o cenário. Eles poderão utilizar papel e lápis para desenhar ou escrever as ideias.Etapa 4 - Decidir
Os grupos irão apresentar seus esboços para a turma e discutir as ideias. Em seguida, irão escolher a melhor cena para ser desenvolvida.Etapa 5 - Prototipar e testar
Os grupos irão criar a cena escolhida, utilizando os objetos escolhidos e os figurinos e adereços que criarem. Eles irão ensaiar a cena e apresentá-la para a turma.Etapa 6 - Discussão e feedback
Após as apresentações, conduza uma discussão sobre as cenas criadas e dê feedback aos alunos sobre seus trabalhos.Etapa 7 - Reflexão e conclusão
Os alunos irão refletir sobre o processo de criação e a metodologia Design Sprint. Encerre a aula destacando a importância da criatividade e da colaboração no processo de criação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações cênicas a partir de objetos.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Apresentar a metodologia Design Sprint como uma ferramenta para solucionar problemas e desenvolver projetos.
Critérios de avaliação
- Utilização criativa dos objetos na criação das cenas.
- Coerência entre os personagens, a história e o cenário.
- Qualidade da apresentação da cena.
- Participação ativa e colaborativa dos alunos no processo de criação.
- Utilização adequada da metodologia Design Sprint.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a técnica do teatro de objetos.
- Orientar os alunos na utilização da metodologia Design Sprint.
- Dar feedbacks construtivos sobre as cenas criadas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Conduzir a discussão sobre as cenas criadas e a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Escolher um objeto para criar uma cena.
- Fazer perguntas sobre o objeto para entender suas características.
- Criar um esboço da cena, definindo os personagens, a história e o cenário.
- Prototipar a cena, utilizando os objetos escolhidos e os figurinos e adereços que criarem.
- Apresentar a cena para a turma e participar da discussão sobre as cenas criadas.