Aula sobre Teatro De Objetos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Teatro de Objetos é uma forma de teatro que utiliza objetos cotidianos como protagonistas da cena. Essa técnica permite ao ator criar personagens e situações a partir de objetos simples, como uma xícara, um livro ou um chapéu. O objetivo desta aula é apresentar aos alunos essa técnica e incentivá-los a criar suas próprias cenas a partir de objetos. Para isso, utilizaremos a metodologia Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos de forma colaborativa e criativa. Ao final da aula, os alunos terão criado um template de Design Sprint para aplicar em outras situações.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do teatro de objetos e explique como funciona a técnica. Em seguida, mostre exemplos de cenas criadas a partir de objetos simples.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão se dividir em grupos de três ou quatro e escolher um objeto para criar uma cena. Eles deverão fazer perguntas sobre o objeto, como sua história, sua utilidade e suas características.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo irá criar um esboço da cena, definindo os personagens, a história e o cenário. Eles poderão utilizar papel e lápis para desenhar ou escrever as ideias.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus esboços para a turma e discutir as ideias. Em seguida, irão escolher a melhor cena para ser desenvolvida.

  5. Etapa 5 - Prototipar e testar

    Os grupos irão criar a cena escolhida, utilizando os objetos escolhidos e os figurinos e adereços que criarem. Eles irão ensaiar a cena e apresentá-la para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão e feedback

    Após as apresentações, conduza uma discussão sobre as cenas criadas e dê feedback aos alunos sobre seus trabalhos.

  7. Etapa 7 - Reflexão e conclusão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação e a metodologia Design Sprint. Encerre a aula destacando a importância da criatividade e da colaboração no processo de criação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações cênicas a partir de objetos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Apresentar a metodologia Design Sprint como uma ferramenta para solucionar problemas e desenvolver projetos.

Critérios de avaliação

  • Utilização criativa dos objetos na criação das cenas.
  • Coerência entre os personagens, a história e o cenário.
  • Qualidade da apresentação da cena.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos no processo de criação.
  • Utilização adequada da metodologia Design Sprint.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a técnica do teatro de objetos.
  • Orientar os alunos na utilização da metodologia Design Sprint.
  • Dar feedbacks construtivos sobre as cenas criadas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Conduzir a discussão sobre as cenas criadas e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Escolher um objeto para criar uma cena.
  • Fazer perguntas sobre o objeto para entender suas características.
  • Criar um esboço da cena, definindo os personagens, a história e o cenário.
  • Prototipar a cena, utilizando os objetos escolhidos e os figurinos e adereços que criarem.
  • Apresentar a cena para a turma e participar da discussão sobre as cenas criadas.