Aula sobre Teatro De Objetos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Teatro de Objetos é uma forma de teatro que utiliza objetos do cotidiano para criar personagens e cenários. É uma técnica que permite que os alunos explorem sua criatividade e imaginação, além de desenvolver habilidades de improvisação e trabalho em equipe. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as emoções e pensamentos dos personagens que irão criar. Eles irão utilizar essa técnica para criar uma cena teatral utilizando objetos do cotidiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema do Teatro de Objetos e explique como a técnica funciona. Mostre exemplos de cenas teatrais criadas com objetos do cotidiano.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as emoções e pensamentos dos personagens que irão criar. Eles irão utilizar os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Seleção dos objetos

    Os alunos irão selecionar os objetos que irão utilizar na cena teatral. Eles devem escolher objetos que possam representar os personagens e cenários que criaram no mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - Criação da cena

    Os alunos irão criar a cena teatral utilizando os objetos selecionados. Eles devem pensar em como utilizar os objetos para criar personagens, cenários, iluminação e sonoplastia.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas cenas teatrais para a turma. Avalie as apresentações e dê feedbacks para os alunos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação da cena teatral e sobre o uso dos objetos do cotidiano. Incentive a discussão sobre como a técnica do teatro de objetos pode ser aplicada em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e imaginação dos alunos.
  • Estimular a colaboração e trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de improvisação.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de criação.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos objetos na criação dos personagens e cenários.
  • Coerência entre o mapa de empatia e a cena teatral criada.
  • Clareza na apresentação da cena teatral.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Ações do professor

  • Apresentar o tema do teatro de objetos e explicar como a técnica funciona.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Dar feedbacks sobre as apresentações dos alunos.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de criação.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor as emoções e pensamentos dos personagens que irão criar.
  • Selecionar os objetos que irão utilizar na cena teatral.
  • Criar a cena teatral utilizando os objetos selecionados.
  • Apresentar a cena teatral para a turma.
  • Refletir sobre o processo de criação da cena teatral e sobre o uso dos objetos do cotidiano.