Aula sobre Teatro De Objetos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O Teatro de Objetos é uma forma de teatro que utiliza objetos do cotidiano como personagens, cenários e adereços. Essa técnica permite que os alunos explorem a criatividade e a imaginação, além de desenvolver habilidades de improvisação e interpretação. Nesta aula, os alunos irão criar uma cena utilizando objetos do cotidiano como personagens, cenários e adereços, além de explorar a relação com o espectador. A metodologia utilizada será o Ensino híbrido, que combina atividades presenciais e on-line para promover a aprendizagem ativa e colaborativa.

  1. Etapa 1 - Introdução (Presencial)

    Apresente o tema Teatro de Objetos e explique como essa técnica funciona. Em seguida, os alunos irão assistir a um vídeo de uma cena de Teatro de Objetos para entender melhor como é a dinâmica dessa técnica.

  2. Etapa 2 - Exploração (On-line)

    Peça que os alunos acessem um material on-line que apresenta diferentes objetos do cotidiano e suas possibilidades de uso no Teatro de Objetos. Eles irão escolher um objeto e criar um roteiro para uma cena utilizando esse objeto como personagem, cenário ou adereço.

  3. Etapa 3 - Check-in (Presencial)

    Peça que os alunos apresentem seus roteiros para a turma e dê feedbacks junto aos colegas de turma.

  4. Etapa 4 - Prática (Presencial)

    Os alunos irão ensaiar suas cenas e trabalhar na caracterização dos personagens, cenário, iluminação e sonoplastia. Oriente-os nos ensaios.

  5. Etapa 5 - Check-out (Presencial)

    Peça que os alunos apresentem suas cenas para a turma e dê feedback junto aos colegas de turma.

  6. Etapa 6 - Reflexão (Online)

    Disponibilize um material on-line para os alunos que apresenta diferentes exemplos de Teatro de Objetos e peça que reflitam sobre a relação entre os objetos e a mensagem transmitida pela cena.

  7. Etapa 7 - Encerramento (Presencial)

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como os alunos podem aplicar essa técnica em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a aprendizagem ativa e colaborativa.
  • Desenvolver habilidades de improvisação e interpretação.
  • Estimular a reflexão sobre a relação entre os objetos e a mensagem transmitida pela cena.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na escolha do objeto e na criação da cena.
  • Habilidade de improvisação e interpretação.
  • Coerência entre os elementos da cena (personagens, cenário, iluminação e sonoplastia).
  • Clareza na transmissão da mensagem da cena.
  • Participação ativa e colaborativa na apresentação e feedback das cenas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como funciona o Teatro de Objetos.
  • Orientar os alunos na escolha do objeto e na criação da cena.
  • Dar feedback construtivo sobre as cenas apresentadas pelos alunos.
  • Estimular a reflexão sobre a relação entre os objetos e a mensagem transmitida pela cena.
  • Encorajar a participação ativa e colaborativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um objeto e criar um roteiro para uma cena utilizando esse objeto como personagem, cenário ou adereço.
  • Ensaiar a cena e trabalhar na caracterização dos personagens, cenário, iluminação e sonoplastia.
  • Apresentar a cena para a turma e receber feedback do professor e dos colegas.
  • Refletir sobre a relação entre os objetos e a mensagem transmitida pela cena.
  • Participar ativa e colaborativamente na apresentação e feedback das cenas.