Aula sobre Teatro De Objetos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Teatro de Objetos é uma forma de teatro que utiliza objetos cotidianos como personagens, cenários e adereços. Essa técnica permite que os alunos desenvolvam a criatividade e a improvisação, além de estimular a percepção e a sensibilidade artística. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo sobre o Teatro de Objetos, utilizando a metodologia ativa de gamificação. Eles terão que pensar em um nome para o jogo, definir o objetivo, os desafios, os níveis, as recompensas e as informações para o consumidor final. O objetivo é que os alunos compreendam a importância do tema e desenvolvam a habilidade de criar improvisações cênicas com base em objetos do cotidiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema do Teatro de Objetos e explique a metodologia de gamificação. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e entregue a tarefa de criar um jogo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Definição do jogo

    Cada grupo deverá definir o nome do jogo, o objetivo, os desafios, os níveis, as recompensas e as informações para o consumidor final. Auxilie os alunos nessa etapa, dando sugestões e esclarecendo dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação dos personagens

    Cada grupo deverá escolher um objeto do cotidiano para ser o personagem principal do jogo. Os alunos deverão criar um figurino e adereços para o objeto, pensando em como ele irá se movimentar e se expressar no jogo.

  4. Etapa 4 - Criação do cenário

    Os alunos deverão criar um cenário para o jogo, utilizando objetos do cotidiano. Eles deverão pensar em como os objetos irão interagir com os personagens e como o cenário irá influenciar na história do jogo.

  5. Etapa 5 - Ensaios e ajustes

    Cada grupo terá um tempo para ensaiar e ajustar o jogo. Acompanhe os grupos e dê sugestões para melhorar a história e a performance dos alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar o nome do jogo, o objetivo, os desafios, os níveis, as recompensas e as informações para o consumidor final. Em seguida, eles irão jogar o jogo para a turma.

  7. Etapa 7 - Discussão e avaliação

    Após as apresentações, os alunos irão discutir sobre os jogos criados e avaliar o desempenho de cada grupo. Faça uma avaliação geral da atividade e dê um feedback para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a improvisação dos alunos.
  • Estimular a percepção e a sensibilidade artística.
  • Desenvolver a habilidade de criar improvisações cênicas com base em objetos do cotidiano.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Desenvolver a capacidade de planejamento e organização.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo criado.
  • Coerência entre o nome, objetivo, desafios, níveis, recompensas e informações para o consumidor final.
  • Qualidade da performance dos alunos durante a apresentação do jogo.
  • Clareza na explicação do jogo e das regras.
  • Trabalho em grupo e colaboração.

Ações do professor

  • Explicar o tema do teatro de objetos e a metodologia de gamificação.
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo, dando sugestões e esclarecendo dúvidas.
  • Acompanhar os grupos durante os ensaios e dar feedbacks para melhorar a performance dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar um feedback geral da atividade.
  • Estimular a criatividade e a improvisação dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um jogo sobre o teatro de objetos.
  • Definir o nome, objetivo, desafios, níveis, recompensas e informações para o consumidor final do jogo.
  • Criar um personagem principal e um cenário para o jogo.
  • Ensaiar e ajustar o jogo.
  • Apresentar o jogo para a turma e jogar com os colegas.