Aula sobre Teatro De Objetos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Teatro de Objetos é uma forma de arte que utiliza objetos cotidianos para contar histórias e criar personagens. É uma técnica que permite a criação de cenas e personagens de forma criativa e inovadora. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre essa técnica e como utilizá-la para criar cenas teatrais. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos, caracterizando personagens, cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a técnica do Teatro de Objetos. Mostre exemplos de como essa técnica pode ser utilizada em peças teatrais e como ela pode ser aplicada em diferentes contextos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Criação de personagens

    Nessa estação, peça que os alunos criem personagens utilizando objetos cotidianos. O objetivo é estimular a criatividade e a imaginação dos alunos. Eles deverão escolher os objetos e criar um personagem a partir deles. Oriente os alunos e ajude-os a pensar em características e características físicas e psicológicas dos personagens.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Criação de cenários

    Nessa estação, peça que os alunos criem cenários utilizando objetos cotidianos. O objetivo é estimular a criatividade e a imaginação dos alunos. Eles deverão escolher os objetos e criar um cenário a partir deles. Oriente os alunos e ajude-os a pensar em como utilizar os objetos para criar um cenário que seja coerente com a história que eles estão criando.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Improvisação teatral

    Nessa estação, peça que os alunos criem uma improvisação teatral utilizando os personagens e cenários que eles criaram nas estações anteriores. O objetivo é estimular a criatividade e a imaginação dos alunos e ajudá-los a pensar em como utilizar os objetos para criar uma história teatral. Oriente os alunos e ajude-os a pensar em como utilizar os objetos de forma criativa e inovadora.

  5. Etapa 5 - Apresentação das improvisações

    Cada grupo irá apresentar a improvisação teatral que criou para os outros grupos. Oriente os alunos a pensar em como apresentar a história de forma clara e objetiva.

  6. Etapa 6 - Discussão e reflexão

    Ao final das apresentações, conduza uma discussão e reflexão sobre a técnica do Teatro de Objetos e como ela pode ser utilizada em diferentes contextos. Os alunos deverão compartilhar suas experiências e opiniões sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Estimular a capacidade de improvisação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação dos personagens e cenários.
  • Coerência entre os personagens, cenários e a história criada.
  • Clareza na apresentação da história criada.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação dos personagens e cenários.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Orientar os alunos na apresentação da história criada.

Ações do aluno

  • Criar personagens utilizando objetos cotidianos.
  • Criar cenários utilizando objetos cotidianos.
  • Criar uma improvisação teatral utilizando os personagens e cenários criados nas estações anteriores.