Aula sobre Teatro De Objetos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O Teatro de Objetos é uma forma de arte que utiliza objetos cotidianos para contar histórias e criar personagens. É uma técnica que permite a criação de cenas e personagens de forma criativa e inovadora. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre essa técnica e como utilizá-la para criar cenas teatrais. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos, caracterizando personagens, cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a técnica do Teatro de Objetos. Mostre exemplos de como essa técnica pode ser utilizada em peças teatrais e como ela pode ser aplicada em diferentes contextos.Etapa 2 - Estação 1 - Criação de personagens
Nessa estação, peça que os alunos criem personagens utilizando objetos cotidianos. O objetivo é estimular a criatividade e a imaginação dos alunos. Eles deverão escolher os objetos e criar um personagem a partir deles. Oriente os alunos e ajude-os a pensar em características e características físicas e psicológicas dos personagens.Etapa 3 - Estação 2 - Criação de cenários
Nessa estação, peça que os alunos criem cenários utilizando objetos cotidianos. O objetivo é estimular a criatividade e a imaginação dos alunos. Eles deverão escolher os objetos e criar um cenário a partir deles. Oriente os alunos e ajude-os a pensar em como utilizar os objetos para criar um cenário que seja coerente com a história que eles estão criando.Etapa 4 - Estação 3 - Improvisação teatral
Nessa estação, peça que os alunos criem uma improvisação teatral utilizando os personagens e cenários que eles criaram nas estações anteriores. O objetivo é estimular a criatividade e a imaginação dos alunos e ajudá-los a pensar em como utilizar os objetos para criar uma história teatral. Oriente os alunos e ajude-os a pensar em como utilizar os objetos de forma criativa e inovadora.Etapa 5 - Apresentação das improvisações
Cada grupo irá apresentar a improvisação teatral que criou para os outros grupos. Oriente os alunos a pensar em como apresentar a história de forma clara e objetiva.Etapa 6 - Discussão e reflexão
Ao final das apresentações, conduza uma discussão e reflexão sobre a técnica do Teatro de Objetos e como ela pode ser utilizada em diferentes contextos. Os alunos deverão compartilhar suas experiências e opiniões sobre a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Estimular a capacidade de improvisação dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação dos personagens e cenários.
- Coerência entre os personagens, cenários e a história criada.
- Clareza na apresentação da história criada.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação dos personagens e cenários.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Orientar os alunos na apresentação da história criada.
Ações do aluno
- Criar personagens utilizando objetos cotidianos.
- Criar cenários utilizando objetos cotidianos.
- Criar uma improvisação teatral utilizando os personagens e cenários criados nas estações anteriores.