Aula sobre Teatro De Sombras

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O teatro de sombras é uma técnica milenar que consiste em projetar sombras de objetos ou figuras humanas em uma tela, criando uma narrativa visual. Essa técnica pode ser encontrada em diferentes culturas ao redor do mundo, como na China, Turquia e Indonésia. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao teatro de sombras e terão a oportunidade de criar suas próprias histórias e personagens utilizando essa técnica. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam experimentar e criar, desenvolvendo habilidades de análise e composição cênica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema do teatro de sombras e exibairá exemplos de diferentes culturas que utilizam essa técnica. Os alunos serão convidados a fazer perguntas e a expressar suas expectativas sobre a aula.

  2. Etapa 2 - Criação dos personagens (30 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar seus próprios personagens utilizando papel, tesoura e palitos de churrasco. Incentive a criatividade e a experimentação, sugerindo diferentes formas e tamanhos para os personagens.

  3. Etapa 3 - Criação do cenário (30 minutos)

    Cada grupo deverá criar um cenário para sua história utilizando papel e objetos disponíveis em sala de aula. Oriente os alunos sobre a importância da composição cênica e da utilização de diferentes elementos para criar um ambiente visualmente interessante.

  4. Etapa 4 - Ensaios (40 minutos)

    Os grupos terão um tempo para ensaiar suas histórias, experimentando diferentes posições para os personagens e testando a iluminação.Oriente sobre a importância da trilha sonora e da utilização de efeitos sonoros para criar uma atmosfera envolvente.

  5. Etapa 5 - Apresentação (30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar sua história para a turma, utilizando a técnica do teatro de sombras. Os demais alunos serão convidados a fazer comentários e a avaliar a apresentação utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  6. Etapa 6 - Reflexão (20 minutos)

    Os alunos serão convidados a refletir sobre a atividade e a compartilhar suas impressões sobre o processo de criação e apresentação. Oriente sobre a importância da autoavaliação e do feedback para o desenvolvimento das habilidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e composição cênica;
  • Estimular a criatividade e a experimentação;
  • Promover a colaboração e a comunicação entre os alunos;
  • Incentivar a autoavaliação e o feedback;
  • Introduzir os alunos a uma técnica milenar de expressão artística.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da técnica do teatro de sombras;
  • Composição cênica envolvente e criativa;
  • Coerência entre a história e os personagens criados;
  • Utilização adequada de trilha sonora e efeitos sonoros;
  • Participação ativa e colaborativa em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos de diferentes culturas que utilizam a técnica do teatro de sombras;
  • Orientar sobre a criação de personagens e cenários;
  • Estimular a criatividade e a experimentação;
  • Orientar sobre a importância da composição cênica e da utilização de diferentes elementos;
  • Promover a autoavaliação e o feedback.

Ações do aluno

  • Criar personagens e cenários utilizando papel, tesoura e palitos de churrasco;
  • Experimentar diferentes formas e tamanhos para os personagens;
  • Ensaiar e apresentar suas histórias utilizando a técnica do teatro de sombras;
  • Utilizar trilha sonora e efeitos sonoros para criar uma atmosfera envolvente;
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.