Aula sobre Teatro De Sombras

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O teatro de sombras é uma técnica teatral que utiliza sombras projetadas em uma tela para contar histórias. Essa técnica é muito antiga e pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo. No Brasil, o teatro de sombras é muito presente na cultura popular do nordeste, onde é conhecido como "mamulengo". Nessa aula, os alunos irão aprender sobre essa técnica teatral e criarão um template de design sprint para desenvolver um espetáculo de teatro de sombras. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos para composição cênica e apresentação coreográfica.

  1. Etapa 1 - Entender

    Professor, apresente aos alunos o conceito de teatro de sombras, sua história e suas principais características. Em seguida, os alunos irão pesquisar sobre a técnica e seus principais elementos, como a tela, as sombras, os bonecos e a iluminação.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço da história que irão contar no espetáculo de teatro de sombras. Eles devem pensar em personagens, cenários e objetos que serão utilizados na apresentação.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupo, os alunos irão decidir quais personagens, cenários e objetos serão utilizados na apresentação. Eles devem considerar os recursos disponíveis, como a tela e a iluminação.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar os bonecos e cenários que serão utilizados na apresentação. Eles podem utilizar materiais simples, como papelão e tecido, para criar os elementos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão testar a apresentação de teatro de sombras criada por eles. Eles devem avaliar a iluminação, a posição dos bonecos e a história contada. Em seguida, devem fazer ajustes e melhorias na apresentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos para composição cênica e apresentação coreográfica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto;
  • Criatividade e originalidade na criação dos bonecos e cenários;
  • Coerência e clareza na história contada na apresentação.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de teatro de sombras e suas principais características;
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre a técnica e seus elementos;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o teatro de sombras e seus elementos;
  • Criar um esboço da história que será contada na apresentação;
  • Criar os bonecos e cenários que serão utilizados na apresentação.