Aula sobre Teatro De Sombras
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O teatro de sombras é uma forma de arte antiga que utiliza figuras recortadas em papel ou outros materiais para criar sombras em uma tela ou parede. Essa técnica é muito utilizada em países como China, Indonésia e Turquia. No Brasil, o teatro de sombras também é muito presente em festivais de cultura popular. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre essa técnica e como ela pode ser utilizada para criar histórias e apresentações teatrais. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia e desenvolver habilidades de análise e experimentação de diferentes elementos e espaços para composição cênica e apresentação coreográfica.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o tema e mostre exemplos de teatro de sombras de diferentes culturas. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com essa forma de arte.Etapa 2 - Mapa de empatia (20 minutos)
Os alunos irão criar um mapa de empatia para um personagem de uma história que será apresentada em forma de teatro de sombras. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 3 - Criação de personagens (30 minutos)
Com base no mapa de empatia criado na etapa anterior, os alunos irão criar personagens para a história que será apresentada em forma de teatro de sombras.Etapa 4 - Criação de cenários e figurinos (40 minutos)
Os alunos irão criar cenários e figurinos para a história utilizando materiais como papel, cartolina, tesoura e cola.Etapa 5 - Ensaios (60 minutos)
Os alunos irão ensaiar a apresentação da história em forma de teatro de sombras, experimentando diferentes elementos como iluminação, trilha sonora e movimentos dos personagens.Etapa 6 - Apresentação (30 minutos)
Os alunos irão apresentar a história em forma de teatro de sombras para a turma.Etapa 7 - Reflexão (10 minutos)
Os alunos irão refletir sobre o processo de criação e apresentação da história, compartilhando suas experiências e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e experimentação de diferentes elementos e espaços para composição cênica e apresentação coreográfica;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de personagens, cenários e figurinos;
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração na criação e apresentação da história.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação e apresentação da história em forma de teatro de sombras;
- Utilização criativa e eficiente dos elementos de composição cênica e apresentação coreográfica;
- Coerência e consistência na apresentação da história.
Ações do professor
- Apresentar o tema e exemplos de teatro de sombras de diferentes culturas;
- Orientar os alunos na criação de personagens, cenários e figurinos;
- Estimular a experimentação de diferentes elementos de composição cênica e apresentação coreográfica.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para um personagem da história;
- Criar personagens, cenários e figurinos para a história;
- Ensaiar e apresentar a história em forma de teatro de sombras.