Aula sobre Teatro De Sombras

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O teatro de sombras é uma forma de arte que utiliza sombras projetadas em uma tela para contar histórias e criar efeitos visuais. É uma técnica antiga que tem sido usada em muitas culturas ao redor do mundo. No Brasil, o teatro de sombras é uma forma de arte popular que tem sido usada para contar histórias e transmitir mensagens importantes. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o teatro de sombras e criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações para desenvolver suas habilidades em análise e experimentação de elementos cênicos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema do teatro de sombras e mostre exemplos de como ele é usado em diferentes culturas ao redor do mundo. Os alunos irão discutir o que eles sabem sobre o teatro de sombras e o que eles esperam aprender nesta aula.

  2. Etapa 2 - Análise de elementos cênicos (20 minutos)

    Os alunos irão analisar diferentes elementos cênicos usados no teatro de sombras, como figurino, iluminação, cenário e trilha sonora. Eles irão discutir como esses elementos podem ser usados para criar diferentes efeitos visuais e emocionais.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo (40 minutos)

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o teatro de sombras. Eles irão criar perguntas e respostas sobre o tema, ou uma problemática para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos irão jogar os jogos uns dos outros e discutir o que eles aprenderam sobre o teatro de sombras.

  5. Etapa 5 - Discussão final (10 minutos)

    O professor irá liderar uma discussão final sobre o que os alunos aprenderam nesta aula e como eles podem aplicar essas habilidades em outras áreas da vida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos cênicos;
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar perguntas e respostas sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Criatividade na criação do jogo;
  • Clareza e precisão nas perguntas e respostas;
  • Cooperação e colaboração em grupo;
  • Compreensão do tema do teatro de sombras.

Ações do professor

  • Apresentar o tema do teatro de sombras e fornecer exemplos.
  • Facilitar a discussão em grupo sobre elementos cênicos.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Liderar a discussão final sobre o que foi aprendido.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na discussão em grupo.
  • Trabalhar em grupo para criar o jogo.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Jogar os jogos uns dos outros e discutir o que foi aprendido.
  • Demonstrar compreensão do tema do teatro de sombras.