Aula sobre Teatro De Sombras
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O teatro de sombras é uma forma de arte que utiliza sombras projetadas em uma tela para contar histórias e criar efeitos visuais. É uma técnica antiga que tem sido usada em muitas culturas ao redor do mundo. No Brasil, o teatro de sombras é uma forma de arte popular que tem sido usada para contar histórias e transmitir mensagens importantes. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o teatro de sombras e criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações para desenvolver suas habilidades em análise e experimentação de elementos cênicos.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o tema do teatro de sombras e mostre exemplos de como ele é usado em diferentes culturas ao redor do mundo. Os alunos irão discutir o que eles sabem sobre o teatro de sombras e o que eles esperam aprender nesta aula.Etapa 2 - Análise de elementos cênicos (20 minutos)
Os alunos irão analisar diferentes elementos cênicos usados no teatro de sombras, como figurino, iluminação, cenário e trilha sonora. Eles irão discutir como esses elementos podem ser usados para criar diferentes efeitos visuais e emocionais.Etapa 3 - Criação do jogo (40 minutos)
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o teatro de sombras. Eles irão criar perguntas e respostas sobre o tema, ou uma problemática para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações.Etapa 4 - Apresentação dos jogos (20 minutos)
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos irão jogar os jogos uns dos outros e discutir o que eles aprenderam sobre o teatro de sombras.Etapa 5 - Discussão final (10 minutos)
O professor irá liderar uma discussão final sobre o que os alunos aprenderam nesta aula e como eles podem aplicar essas habilidades em outras áreas da vida.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos cênicos;
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar perguntas e respostas sobre um tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo;
- Criatividade na criação do jogo;
- Clareza e precisão nas perguntas e respostas;
- Cooperação e colaboração em grupo;
- Compreensão do tema do teatro de sombras.
Ações do professor
- Apresentar o tema do teatro de sombras e fornecer exemplos.
- Facilitar a discussão em grupo sobre elementos cênicos.
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Liderar a discussão final sobre o que foi aprendido.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente na discussão em grupo.
- Trabalhar em grupo para criar o jogo.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Jogar os jogos uns dos outros e discutir o que foi aprendido.
- Demonstrar compreensão do tema do teatro de sombras.