Aula sobre Teatro De Sombras
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O teatro de sombras é uma forma de arte milenar que utiliza sombras projetadas em uma tela para contar histórias. Essa técnica pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo e é uma forma de expressão artística muito interessante para ser trabalhada em sala de aula. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o tema, explorando diferentes elementos e espaços para composição cênica e apresentação coreográfica.
Etapa 1 - Introdução
Professor, apresente o tema do teatro de sombras e explique como ele será trabalhado na aula. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas ideias sobre o assunto.Etapa 2 - Mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os na criação do mapa e compartilhe exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre o teatro de sombras e seus elementos, como figurino, iluminação, cenário, trilha sonora, entre outros. Eles devem buscar exemplos de teatro de sombras em diferentes culturas e épocas.Etapa 4 - Composição cênica
Os alunos devem criar uma composição cênica utilizando o teatro de sombras. Eles devem escolher uma história para contar e criar os elementos necessários para a apresentação, como cenário, figurino, iluminação e trilha sonora.Etapa 5 - Ensaios
Os alunos devem ensaiar a apresentação e fazer ajustes necessários. Oriente-os na criação e forneça feedbacks construtivos.Etapa 6 - Apresentação
Os alunos devem apresentar sua composição cênica para a turma. Avalie a apresentação e forneça feedbacks aos alunos.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos devem refletir sobre o processo de criação e apresentação da composição cênica. Oriente-os na reflexão e incentive a discussão em grupo sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos e espaços para composição cênica e apresentação coreográfica;
- Incentivar a pesquisa e o estudo sobre diferentes formas de arte e culturas;
- Desenvolver a criatividade e a expressão artística dos alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos elementos do teatro de sombras na composição cênica;
- Criatividade na escolha da história e na criação dos elementos da apresentação;
- Coerência entre a história escolhida e a composição cênica criada;
- Habilidade na apresentação da composição cênica;
- Participação ativa e colaborativa durante todo o processo de criação e apresentação.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
- Orientar os alunos na criação da composição cênica e na apresentação;
- Fornecer feedbacks construtivos aos alunos;
- Estimular a reflexão sobre o processo de criação e apresentação da composição cênica.
Ações do aluno
- Criar o mapa conceitual sobre o tema;
- Pesquisar sobre o teatro de sombras e seus elementos;
- Criar a composição cênica utilizando o teatro de sombras;
- Ensaiar a apresentação e fazer ajustes necessários;
- Refletir sobre o processo de criação e apresentação da composição cênica.