Aula sobre Teatro De Sombras

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O teatro de sombras é uma forma de arte milenar que utiliza sombras projetadas em uma tela para contar histórias. Essa técnica pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo e é uma forma de expressão artística muito interessante para ser trabalhada em sala de aula. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o tema, explorando diferentes elementos e espaços para composição cênica e apresentação coreográfica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, apresente o tema do teatro de sombras e explique como ele será trabalhado na aula. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas ideias sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os na criação do mapa e compartilhe exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre o teatro de sombras e seus elementos, como figurino, iluminação, cenário, trilha sonora, entre outros. Eles devem buscar exemplos de teatro de sombras em diferentes culturas e épocas.

  4. Etapa 4 - Composição cênica

    Os alunos devem criar uma composição cênica utilizando o teatro de sombras. Eles devem escolher uma história para contar e criar os elementos necessários para a apresentação, como cenário, figurino, iluminação e trilha sonora.

  5. Etapa 5 - Ensaios

    Os alunos devem ensaiar a apresentação e fazer ajustes necessários. Oriente-os na criação e forneça feedbacks construtivos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar sua composição cênica para a turma. Avalie a apresentação e forneça feedbacks aos alunos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o processo de criação e apresentação da composição cênica. Oriente-os na reflexão e incentive a discussão em grupo sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos e espaços para composição cênica e apresentação coreográfica;
  • Incentivar a pesquisa e o estudo sobre diferentes formas de arte e culturas;
  • Desenvolver a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos do teatro de sombras na composição cênica;
  • Criatividade na escolha da história e na criação dos elementos da apresentação;
  • Coerência entre a história escolhida e a composição cênica criada;
  • Habilidade na apresentação da composição cênica;
  • Participação ativa e colaborativa durante todo o processo de criação e apresentação.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Orientar os alunos na criação da composição cênica e na apresentação;
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos;
  • Estimular a reflexão sobre o processo de criação e apresentação da composição cênica.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual sobre o tema;
  • Pesquisar sobre o teatro de sombras e seus elementos;
  • Criar a composição cênica utilizando o teatro de sombras;
  • Ensaiar a apresentação e fazer ajustes necessários;
  • Refletir sobre o processo de criação e apresentação da composição cênica.