Teatro do Absurdo
Teatro do absurdo é o nome criado em 1961 pelo crítico húngaro Martin Esslin, para se referir a um agrupamento de obras de dramaturgos de vários países que estavam produzindo peças teatrais no final dos anos 40. Prepare-se para se surpreender nessa aula de Arte!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
O Teatro do Absurdo chegou ao Brasil na década de 1950, com a obra "Esperando Godot". Selecione a alternativa que apresenta o nome do autor desta obra e uma característica do teatro do absurdo:
Atividade completaA)
Samuel Beckett; personagens ficam presos a situações sem solução.B) Samuel Jackson; personagens ficam presos a situações sem solução.
C) Samuel Arredondo; personagens ficam livres pra solucionar as situações.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
O Teatro do Absurdo é um movimento artístico que surgiu após a Segunda Guerra Mundial, caracterizado pela representação de situações absurdas e sem sentido, que desafiam a lógica e a razão. Os artistas desse movimento buscavam questionar a existência humana e a sociedade em que viviam, por meio de peças teatrais que apresentavam personagens e situações surreais. Nesta proposta, os alunos serão convidados a conhecer esse movimento e a criar um mapa conceitual sobre o Teatro do Absurdo.Atividade completa4. Design Thinking:
O Teatro do Absurdo é um movimento artístico que surgiu após a Segunda Guerra Mundial e que questiona a existência humana e a lógica da sociedade. Nesta proposta, os alunos irão conhecer um pouco mais sobre esse movimento e suas características.Atividade completa5. Rotação por estações:
O teatro do absurdo é um movimento artístico que surgiu na Europa no pós-guerra e que se caracteriza pela desconstrução da lógica e da razão. Nesse tipo de teatro, as situações são absurdas, as personagens não têm sentido e a linguagem é muitas vezes incompreensível. O objetivo dessa aula é apresentar aos alunos o teatro do absurdo e suas características, bem como incentivar a criatividade e a imaginação dos estudantes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes atividades relacionadas ao tema.Atividade completa6. Ensino Híbrido:
O Teatro do Absurdo é um movimento artístico que surgiu no século XX e que se caracteriza pela representação de situações absurdas e sem sentido, que desafiam a lógica e a razão. Esse estilo teatral busca questionar a existência humana e a condição humana, além de expor a fragilidade e a incomunicabilidade das relações humanas. É possível encontrar exemplos do Teatro do Absurdo em obras literárias, cinematográficas e teatrais, como em "Esperando Godot" de Samuel Beckett e "A Cantora Careca" de Eugène Ionesco.Atividade completaNesta aula, os alunos serão apresentados ao Teatro do Absurdo e terão a oportunidade de explorar as características desse movimento artístico. A metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada para que os alunos possam criar um template de registro de aprendizagem, que os ajudará a acompanhar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.
7. Design Sprint:
O Teatro do Absurdo é um movimento artístico que surgiu na década de 50, caracterizado pela ausência de lógica e pela desconstrução da linguagem teatral tradicional. Nesta aula, os alunos serão convidados a conhecer e a experimentar as técnicas do Teatro do Absurdo, por meio da metodologia ativa Design Sprint. A ideia é que os estudantes desenvolvam um template de design sprint com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, e apliquem essas etapas na criação de uma cena teatral absurda. A metodologia ativa Design Sprint permite que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades como criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.Atividade completa8. Aprendizagem Entre Pares:
O Teatro do Absurdo é um movimento teatral que surgiu na Europa após a Segunda Guerra Mundial. Caracteriza-se por apresentar situações cômicas e absurdas, que questionam a existência humana e a sociedade em que vivemos. Nessa atividade, os alunos irão conhecer mais sobre esse movimento e criar uma peça teatral seguindo suas características.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: