Aula sobre Teatro Do Absurdo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Teatro do Absurdo é um movimento artístico que surgiu na década de 50, caracterizado pela ausência de lógica e pela desconstrução da linguagem teatral tradicional. Nesta aula, os alunos serão convidados a conhecer e a experimentar as técnicas do Teatro do Absurdo, por meio da metodologia ativa Design Sprint. A ideia é que os estudantes desenvolvam um template de design sprint com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, e apliquem essas etapas na criação de uma cena teatral absurda. A metodologia ativa Design Sprint permite que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades como criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Inicie a aula apresentando o Teatro do Absurdo, suas características e principais representantes. Para isso, poderá utilizar vídeos, imagens e textos que ajudem a contextualizar o movimento artístico.

  2. Etapa 2 - Entender (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e, utilizando a metodologia Design Sprint, deverão realizar a primeira etapa: entender. Nesta etapa, os grupos deverão discutir e pesquisar sobre o Teatro do Absurdo, buscando compreender as características do movimento e como ele se diferencia do teatro tradicional.

  3. Etapa 3 - Esboçar (30 minutos)

    Na segunda etapa, os grupos deverão esboçar uma cena teatral absurda, levando em consideração as características do Teatro do Absurdo. Para isso, poderão utilizar técnicas como brainstorming e desenho para criar uma cena que seja inusitada e sem lógica aparente.

  4. Etapa 4 - Decidir (20 minutos)

    Na terceira etapa, os grupos deverão decidir qual cena irão prototipar. Para isso, deverão discutir as ideias apresentadas na etapa anterior e escolher aquela que consideram mais adequada para ser prototipada.

  5. Etapa 5 - Prototipar (60 minutos)

    Na quarta etapa, os grupos deverão prototipar a cena escolhida na etapa anterior. Para isso, poderão utilizar objetos, figurinos e outros recursos que ajudem a dar vida à cena teatral absurda.

  6. Etapa 6 - Testar (30 minutos)

    Na última etapa, os grupos deverão apresentar suas cenas teatrais para a turma. Após as apresentações, será realizada uma reflexão coletiva sobre o processo de criação e sobre as características do Teatro do Absurdo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade dos alunos
  • Estimular o trabalho em equipe
  • Promover a reflexão crítica sobre o Teatro do Absurdo e suas características
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas
  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na elaboração do template de design sprint
  • Criatividade na elaboração da cena teatral absurda
  • Coerência com as características do Teatro do Absurdo
  • Trabalho em equipe
  • Capacidade de reflexão crítica sobre o processo de criação

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva
  • Orientar os alunos na aplicação da metodologia Design Sprint
  • Estimular a participação ativa dos alunos
  • Proporcionar feedbacks construtivos aos grupos
  • Estimular a reflexão crítica sobre o processo de criação

Ações do aluno

  • Participar ativamente do processo de criação
  • Trabalhar em equipe
  • Respeitar as opiniões e ideias dos colegas
  • Refletir criticamente sobre o processo de criação
  • Apresentar a cena teatral absurda de forma clara e objetiva