Aula sobre Teatro Do Absurdo
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O Teatro do Absurdo é um movimento artístico que surgiu no século XX e que se caracteriza pela representação de situações absurdas e sem sentido, que desafiam a lógica e a razão. Esse estilo teatral busca questionar a existência humana e a condição humana, além de expor a fragilidade e a incomunicabilidade das relações humanas. É possível encontrar exemplos do Teatro do Absurdo em obras literárias, cinematográficas e teatrais, como em "Esperando Godot" de Samuel Beckett e "A Cantora Careca" de Eugène Ionesco.
Nesta aula, os alunos serão apresentados ao Teatro do Absurdo e terão a oportunidade de explorar as características desse movimento artístico. A metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada para que os alunos possam criar um template de registro de aprendizagem, que os ajudará a acompanhar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Check-in
Professor, inicie a aula com um check-in, no qual os alunos deverão responder a uma pergunta relacionada ao Teatro do Absurdo. Por exemplo: "Você já assistiu a uma peça de teatro que não fazia sentido? Como foi essa experiência para você?"Etapa 2 - Contextualização
Apresente aos alunos o Teatro do Absurdo, explicando suas principais características e exibindo exemplos de obras literárias, cinematográficas e teatrais. Eles poderão fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Atividade em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher uma obra do Teatro do Absurdo para analisar. Eles deverão discutir sobre as características da obra, o enredo, os personagens e o significado da história. Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Check-out
Os alunos farão um check-out, respondendo a uma pergunta relacionada à atividade em grupo. Por exemplo: "Qual obra do Teatro do Absurdo vocês escolheram para analisar e o que acharam da história?"Etapa 5 - Criação de cenas
Os alunos serão desafiados a criar cenas inspiradas no Teatro do Absurdo. Eles deverão trabalhar em grupos e pensar em situações absurdas e sem sentido para representar. Cada grupo apresentará sua cena para a turma.Etapa 6 - Check-in
Inicie a aula seguinte com um check-in, no qual os alunos deverão compartilhar suas impressões sobre a atividade de criação de cenas.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos farão uma reflexão sobre a importância do Teatro do Absurdo e como esse movimento artístico pode contribuir para a compreensão da condição humana.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos por meio da criação de cenas inspiradas no Teatro do Absurdo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Criatividade na criação das cenas inspiradas no Teatro do Absurdo.
- Capacidade de reflexão sobre o tema e suas implicações.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de obras literárias, cinematográficas e teatrais do Teatro do Absurdo.
- Estimular a participação dos alunos nas atividades em grupo.
- Orientar os alunos na criação das cenas inspiradas no Teatro do Absurdo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Utilizar o template de registro de aprendizagem para acompanhar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.
- Criar cenas inspiradas no Teatro do Absurdo e apresentá-las para a turma.