Aula sobre Teatro Do Absurdo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Teatro do Absurdo é um movimento artístico que surgiu após a Segunda Guerra Mundial, caracterizado pela representação de situações absurdas e sem sentido, que desafiam a lógica e a razão. Os artistas desse movimento buscavam questionar a existência humana e a sociedade em que viviam, por meio de peças teatrais que apresentavam personagens e situações surreais. Nesta proposta, os alunos serão convidados a conhecer esse movimento e a criar um mapa conceitual sobre o Teatro do Absurdo.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Professor, selecione materiais de apoio, como livros, artigos e vídeos, sobre o Teatro do Absurdo. Esses materiais deverão ser disponibilizados aos alunos com antecedência, para poderem estudar em casa.

  2. Etapa 2 - Mapa Conceitual

    Na aula, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o Teatro do Absurdo. O mapa deverá conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que eles possam organizar as informações estudadas em casa e compartilhar com a turma.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos Mapas

    Os alunos deverão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias. Professor, incentive a participação de todos e promova o debate sobre o Teatro do Absurdo.

  4. Etapa 4 - Exemplos Práticos

    Apresente exemplos práticos de peças teatrais do Teatro do Absurdo, como "Esperando Godot" de Samuel Beckett, "A Cantora Careca" de Eugène Ionesco e "A Casa de Bernarda Alba" de Federico García Lorca. Os alunos deverão analisar as peças e identificar as características do movimento.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Organize os alunos em grupos para discutir as características do Teatro do Absurdo e como elas se manifestam nas peças teatrais apresentadas pelo professor. O objetivo é que eles possam trocar ideias e aprofundar seus conhecimentos sobre o movimento.

  6. Etapa 6 - Produção de Texto

    Os alunos deverão produzir um texto sobre o Teatro do Absurdo, utilizando as informações estudadas em casa e discutidas em sala de aula. Incentive a criatividade e a originalidade deles.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nas intencionalidades pedagógicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer as características do Teatro do Absurdo e sua importância na história do teatro;
  • Identificar as peças teatrais do Teatro do Absurdo e suas características;
  • Produzir um texto sobre o Teatro do Absurdo.

Critérios de avaliação

  • Conhecimento sobre o Teatro do Absurdo;
  • Participação nas discussões em grupo;
  • Criatividade e originalidade na produção de texto.

Ações do professor

  • Selecionar materiais de apoio sobre o Teatro do Absurdo;
  • Promover a discussão em grupo;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na produção de texto.

Ações do aluno

  • Estudar os materiais de apoio em casa;
  • Participar das discussões em grupo;
  • Produzir um texto criativo e original sobre o Teatro do Absurdo.