Aula sobre Teatro Elisabetano
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Teatro Elisabetano é um dos períodos mais importantes da história do teatro inglês. Ele é caracterizado por peças que abordam temas como amor, tragédia, comédia e drama, e foram escritas por grandes nomes da literatura, como William Shakespeare. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o contexto histórico e cultural do Teatro Elisabetano, bem como sobre as características das peças escritas nesse período. Eles irão criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
O Teatro Elisabetano é um dos períodos mais importantes da história do teatro inglês. Ele é caracterizado por peças que abordam temas como amor, tragédia, comédia e drama, e foram escritas por grandes nomes da literatura, como William Shakespeare. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o contexto histórico e cultural do Teatro Elisabetano, bem como sobre as características das peças escritas nesse período. Eles irão criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução (10 minutos)
Apresente o tema da aula e contextualize o Teatro Elisabetano, explicando suas características e importância histórica e cultural. Os alunos irão assistir a um pequeno vídeo sobre o assunto.Etapa 3 - Pesquisa (20 minutos)
Os alunos irão pesquisar sobre o Teatro Elisabetano em grupos, utilizando livros e a internet. Eles deverão coletar informações sobre as peças, autores, cenários e figurinos.Etapa 4 - Esboço (20 minutos)
Os alunos irão criar um esboço do modelo de design sprint, com as 5 etapas. Eles deverão definir o objetivo da atividade, o público-alvo, os recursos necessários e as etapas do processo.Etapa 5 - Decisão (20 minutos)
Os alunos irão discutir em grupo e decidir quais informações serão incluídas em cada etapa do modelo. Eles deverão justificar suas escolhas e chegar a um consenso.Etapa 6 - Prototipagem (30 minutos)
Os alunos irão criar um protótipo do modelo de design sprint, utilizando papel e caneta. Eles deverão incluir todas as informações definidas na etapa anterior.Etapa 7 - Teste (20 minutos)
Os alunos irão testar o protótipo do modelo de design sprint na sala, apresentando-o para os colegas e recebendo feedbacks. Eles deverão fazer ajustes e melhorias no modelo, se necessário.Etapa 8 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma reflexão sobre a atividade, destacando a importância da metodologia Design Sprint para o processo de aprendizagem e incentivando os alunos a aplicá-la em outras áreas do conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar e executar projetos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo.
- Coerência e qualidade do modelo de design sprint criado pelos alunos.
- Qualidade da apresentação do protótipo do modelo.
- Capacidade de receber e aplicar feedbacks.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo.
- Orientar os alunos na pesquisa em grupo.
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
- Fazer uma reflexão sobre a atividade e destacar a importância da metodologia Design Sprint.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Teatro Elisabetano em grupo.
- Criar um modelo de design sprint com as 5 etapas.
- Testar e ajustar o protótipo do modelo.
- Apresentar o protótipo do modelo para os colegas e receber feedbacks.