Aula sobre Teatro Elisabetano

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Teatro Elisabetano foi um período importante na história do teatro inglês, que ocorreu durante o reinado da Rainha Elizabeth I, entre 1558 e 1603. Nesse período, surgiram grandes nomes como William Shakespeare e Christopher Marlowe, que criaram peças que até hoje são consideradas clássicos da literatura mundial. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos as características do Teatro Elisabetano, sua importância histórica e cultural, e como ele influenciou o teatro moderno. A metodologia Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, que ajudará a entender melhor o contexto da época e a desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Teatro Elisabetano foi um período importante na história do teatro inglês, que ocorreu durante o reinado da Rainha Elizabeth I, entre 1558 e 1603. Nesse período, surgiram grandes nomes como William Shakespeare e Christopher Marlowe, que criaram peças que até hoje são consideradas clássicos da literatura mundial. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos as características do Teatro Elisabetano, sua importância histórica e cultural, e como ele influenciou o teatro moderno. A metodologia Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, que ajudará a entender melhor o contexto da época e a desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema e contextualize o período histórico do Teatro Elisabetano. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Mapa de Empatia (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um mapa de empatia sobre o Teatro Elisabetano, utilizando os campos "O que você pensa e sabe?", "O que você entendeu sobre o conteúdo?", "O que ele representa?", "Quais características?". O objetivo é que os alunos possam entender melhor o contexto da época e as características do teatro elisabetano.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Mapas de Empatia (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando como chegaram às conclusões e quais foram as principais descobertas.

  5. Etapa 5 - Análise de Peças Teatrais (30 minutos)

    Apresente algumas peças teatrais do período elisabetano, como "Romeu e Julieta" e "A Tragédia de Macbeth", e discuta com os alunos as características do teatro da época, como a linguagem, a estrutura das peças e os temas abordados.

  6. Etapa 6 - Atividade Prática (30 minutos)

    Os alunos serão desafiados a criar uma cena teatral inspirada no Teatro Elisabetano, utilizando as características discutidas na etapa anterior. Eles poderão escolher um tema e criar uma cena curta, que será apresentada para a turma.

  7. Etapa 7 - Discussão Final (10 minutos)

    Conduza uma discussão final sobre o que os alunos aprenderam sobre o conteúdo e como o Teatro Elisabetano influenciou o teatro moderno.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a discussão e o debate sobre temas históricos e culturais relevantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na criação da cena teatral.
  • Coerência com as características do Teatro Elisabetano.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Conduzir a discussão e o debate sobre os temas abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa de empatia sobre o Teatro Elisabetano.
  • Criar uma cena teatral inspirada no Teatro Elisabetano.