Aula sobre Teatro Elisabetano
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Teatro Elisabetano foi um período importante na história do teatro inglês, que ocorreu durante o reinado da rainha Elizabeth I, no final do século XVI. Nessa época, surgiram grandes nomes como William Shakespeare, que escreveu peças que até hoje são encenadas em todo o mundo. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos as características do Teatro Elisabetano, como cenários, figurinos e iluminação, e como esses elementos ajudam a contar a história. A metodologia utilizada será a gamificação, em que os alunos criarão um jogo para registrar as informações aprendidas sobre o tema.
Etapa 1 - Contextualização
O Teatro Elisabetano foi um período importante na história do teatro inglês, que ocorreu durante o reinado da rainha Elizabeth I, no final do século XVI. Nessa época, surgiram grandes nomes como William Shakespeare, que escreveu peças que até hoje são encenadas em todo o mundo. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos as características do Teatro Elisabetano, como cenários, figurinos e iluminação, e como esses elementos ajudam a contar a história. A metodologia utilizada será a gamificação, em que os alunos criarão um jogo para registrar as informações aprendidas sobre o tema.Etapa 2 - Introdução (10 minutos)
Faça uma breve apresentação sobre o Teatro Elisabetano, mostrando imagens de peças e explicando as características do período.Etapa 3 - Divisão dos grupos (5 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 4 - Criação do jogo (30 minutos)
Cada grupo criará um jogo sobre o Teatro Elisabetano, seguindo as orientações do mapa de registro. Forneça materiais como papel, lápis de cor e canetas para que os alunos possam criar o jogo.Etapa 5 - Apresentação dos jogos (30 minutos)
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e por que é engajador e será um sucesso.Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)
Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre as características do Teatro Elisabetano e como elas foram representadas nos jogos.Etapa 7 - Reflexão individual (10 minutos)
Cada aluno fará uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como a metodologia da gamificação ajudou na compreensão do tema.Etapa 8 - Encerramento (5 minutos)
Faça uma breve encerramento do conteúdo, destacando os pontos mais importantes e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o Teatro Elisabetano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
- Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo;
- Clareza na apresentação do jogo;
- Participação na discussão em grupo;
- Reflexão individual sobre o aprendizado;
- Cooperação e colaboração em grupo.
Ações do professor
- Fornecer materiais para a criação do jogo;
- Orientar os alunos na criação do jogo;
- Conduzir a discussão em grupo;
- Estimular a reflexão individual;
- Fazer um feedback sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo;
- Apresentar o jogo para a turma;
- Participar da discussão em grupo;
- Fazer a reflexão individual;
- Cooperar e colaborar com o grupo.