Aula sobre Teatro Elisabetano

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Teatro Elisabetano foi um período importante na história do teatro inglês, que ocorreu durante o reinado da rainha Elizabeth I, no final do século XVI. Nessa época, surgiram grandes nomes como William Shakespeare, que escreveu peças que até hoje são encenadas em todo o mundo. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos as características do Teatro Elisabetano, como cenários, figurinos e iluminação, e como esses elementos ajudam a contar a história. A metodologia utilizada será a gamificação, em que os alunos criarão um jogo para registrar as informações aprendidas sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Teatro Elisabetano foi um período importante na história do teatro inglês, que ocorreu durante o reinado da rainha Elizabeth I, no final do século XVI. Nessa época, surgiram grandes nomes como William Shakespeare, que escreveu peças que até hoje são encenadas em todo o mundo. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos as características do Teatro Elisabetano, como cenários, figurinos e iluminação, e como esses elementos ajudam a contar a história. A metodologia utilizada será a gamificação, em que os alunos criarão um jogo para registrar as informações aprendidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Faça uma breve apresentação sobre o Teatro Elisabetano, mostrando imagens de peças e explicando as características do período.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos (5 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo (30 minutos)

    Cada grupo criará um jogo sobre o Teatro Elisabetano, seguindo as orientações do mapa de registro. Forneça materiais como papel, lápis de cor e canetas para que os alunos possam criar o jogo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos (30 minutos)

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e por que é engajador e será um sucesso.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre as características do Teatro Elisabetano e como elas foram representadas nos jogos.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual (10 minutos)

    Cada aluno fará uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como a metodologia da gamificação ajudou na compreensão do tema.

  8. Etapa 8 - Encerramento (5 minutos)

    Faça uma breve encerramento do conteúdo, destacando os pontos mais importantes e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o Teatro Elisabetano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo;
  • Clareza na apresentação do jogo;
  • Participação na discussão em grupo;
  • Reflexão individual sobre o aprendizado;
  • Cooperação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Fornecer materiais para a criação do jogo;
  • Orientar os alunos na criação do jogo;
  • Conduzir a discussão em grupo;
  • Estimular a reflexão individual;
  • Fazer um feedback sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo;
  • Apresentar o jogo para a turma;
  • Participar da discussão em grupo;
  • Fazer a reflexão individual;
  • Cooperar e colaborar com o grupo.