Aula sobre Teatro Elisabetano
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Teatro Elisabetano foi um período importante na história do teatro inglês, que ocorreu durante o reinado da Rainha Elizabeth I, no século XVI. Nesta atividade, os alunos serão apresentados a este período e sua importância para o teatro. Eles aprenderão como o Teatro Elisabetano influenciou a dramaturgia e a encenação, além de conhecerem as peças mais famosas da época. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode utilizar exemplos de peças de teatro modernas influenciadas pelo Teatro Elisabetano, como "Romeu e Julieta", de Shakespeare. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
O Teatro Elisabetano foi um período importante na história do teatro inglês, que ocorreu durante o reinado da Rainha Elizabeth I, no século XVI. Nesta atividade, os alunos serão apresentados a este período e sua importância para o teatro. Eles aprenderão como o Teatro Elisabetano influenciou a dramaturgia e a encenação, além de conhecerem as peças mais famosas da época. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode utilizar exemplos de peças de teatro modernas influenciadas pelo Teatro Elisabetano, como "Romeu e Julieta", de Shakespeare. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução (10 minutos)
Introduza o tema e explique o que é o Teatro Elisabetano. Ele pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar a época e as peças de teatro da época.Etapa 3 - Pesquisa (20 minutos)
Os alunos farão uma pesquisa sobre o Teatro Elisabetano, utilizando fontes confiáveis, como livros e sites especializados. Eles deverão anotar as informações mais importantes e interessantes.Etapa 4 - Debate (40 minutos)
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de pesquisa. A banca julgadora terá a função de avaliar os argumentos dos grupos defensor e opositor. O grupo defensor deverá apresentar argumentos que justifiquem a importância do Teatro Elisabetano para a história do teatro. O grupo opositor deverá apresentar argumentos que questionem a importância do Teatro Elisabetano. O grupo de pesquisa deverá auxiliar os grupos defensor e opositor com informações adicionais.Etapa 5 - Discussão em grupo (10 minutos)
Os alunos discutirão em grupo sobre os argumentos apresentados e tentarão chegar a uma conclusão sobre a importância do Teatro Elisabetano.Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma conclusão sobre a conteúdo, reforçando os pontos mais importantes e respondendo às dúvidas dos alunos.Etapa 7 - Atividade de fixação (20 minutos)
Os alunos farão uma atividade de fixação, como um jogo de perguntas e respostas ou uma atividade de escrita. Esse jogo pode ser feito pelo professor e respondido como arremate do conteúdo pelos alunos.Etapa 8 - Avaliação (10 minutos)
Avalie o desempenho dos alunos durante a discussão e faça um feedback sobre a participação de cada um.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante a atividade.
- Qualidade dos argumentos apresentados durante o debate.
- Utilização de fontes confiáveis durante a pesquisa.
- Colaboração e trabalho em grupo.
- Desempenho na atividade de fixação.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação dos alunos durante o debate.
- Dar feedbacks construtivos sobre o desempenho dos alunos.
- Utilizar exemplos práticos e didáticos para ilustrar o tema.
- Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente durante a atividade.
- Pesquisar sobre o Teatro Elisabetano utilizando fontes confiáveis.
- Apresentar argumentos claros e bem fundamentados durante o debate.
- Colaborar com os outros membros do grupo.
- Realizar a atividade de fixação com dedicação e atenção.