Aula sobre Teatro Elisabetano

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Teatro Elisabetano foi um período importante na história do teatro inglês, que ocorreu durante o reinado da Rainha Elizabeth I, no século XVI. Nesta atividade, os alunos serão apresentados a este período e sua importância para o teatro. Eles aprenderão como o Teatro Elisabetano influenciou a dramaturgia e a encenação, além de conhecerem as peças mais famosas da época. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode utilizar exemplos de peças de teatro modernas influenciadas pelo Teatro Elisabetano, como "Romeu e Julieta", de Shakespeare. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Teatro Elisabetano foi um período importante na história do teatro inglês, que ocorreu durante o reinado da Rainha Elizabeth I, no século XVI. Nesta atividade, os alunos serão apresentados a este período e sua importância para o teatro. Eles aprenderão como o Teatro Elisabetano influenciou a dramaturgia e a encenação, além de conhecerem as peças mais famosas da época. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode utilizar exemplos de peças de teatro modernas influenciadas pelo Teatro Elisabetano, como "Romeu e Julieta", de Shakespeare. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Introduza o tema e explique o que é o Teatro Elisabetano. Ele pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar a época e as peças de teatro da época.

  3. Etapa 3 - Pesquisa (20 minutos)

    Os alunos farão uma pesquisa sobre o Teatro Elisabetano, utilizando fontes confiáveis, como livros e sites especializados. Eles deverão anotar as informações mais importantes e interessantes.

  4. Etapa 4 - Debate (40 minutos)

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de pesquisa. A banca julgadora terá a função de avaliar os argumentos dos grupos defensor e opositor. O grupo defensor deverá apresentar argumentos que justifiquem a importância do Teatro Elisabetano para a história do teatro. O grupo opositor deverá apresentar argumentos que questionem a importância do Teatro Elisabetano. O grupo de pesquisa deverá auxiliar os grupos defensor e opositor com informações adicionais.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo (10 minutos)

    Os alunos discutirão em grupo sobre os argumentos apresentados e tentarão chegar a uma conclusão sobre a importância do Teatro Elisabetano.

  6. Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma conclusão sobre a conteúdo, reforçando os pontos mais importantes e respondendo às dúvidas dos alunos.

  7. Etapa 7 - Atividade de fixação (20 minutos)

    Os alunos farão uma atividade de fixação, como um jogo de perguntas e respostas ou uma atividade de escrita. Esse jogo pode ser feito pelo professor e respondido como arremate do conteúdo pelos alunos.

  8. Etapa 8 - Avaliação (10 minutos)

    Avalie o desempenho dos alunos durante a discussão e faça um feedback sobre a participação de cada um.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante a atividade.
  • Qualidade dos argumentos apresentados durante o debate.
  • Utilização de fontes confiáveis durante a pesquisa.
  • Colaboração e trabalho em grupo.
  • Desempenho na atividade de fixação.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos durante o debate.
  • Dar feedbacks construtivos sobre o desempenho dos alunos.
  • Utilizar exemplos práticos e didáticos para ilustrar o tema.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente durante a atividade.
  • Pesquisar sobre o Teatro Elisabetano utilizando fontes confiáveis.
  • Apresentar argumentos claros e bem fundamentados durante o debate.
  • Colaborar com os outros membros do grupo.
  • Realizar a atividade de fixação com dedicação e atenção.