Aula sobre Teatro Elisabetano

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O teatro elisabetano foi um movimento teatral que ocorreu na Inglaterra durante o reinado da Rainha Elizabeth I, no século XVI. Foi um período de grande produção teatral, com obras que abordavam temas como amor, tragédia, comédia e história. O teatro elisabetano é considerado um dos mais importantes da história do teatro ocidental, e suas influências podem ser vistas até os dias de hoje. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o teatro elisabetano e suas características, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O teatro elisabetano foi um movimento teatral que ocorreu na Inglaterra durante o reinado da Rainha Elizabeth I, no século XVI. Foi um período de grande produção teatral, com obras que abordavam temas como amor, tragédia, comédia e história. O teatro elisabetano é considerado um dos mais importantes da história do teatro ocidental, e suas influências podem ser vistas até os dias de hoje. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o teatro elisabetano e suas características, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Introduza e contextualize o período histórico em que o teatro elisabetano surgiu. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para a atividade de rotação por estações.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Leitura e análise de trechos de peças (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão ler e analisar trechos de peças do teatro elisabetano. Selecione trechos de diferentes gêneros, como comédia, tragédia e história. Os alunos deverão identificar as características do teatro elisabetano presentes nos trechos lidos, como o uso de versos, a presença de personagens femininas interpretadas por homens e a utilização de elementos cênicos.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Criação de figurinos (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão criar figurinos para personagens de peças do teatro elisabetano. Selecione personagens de diferentes gêneros e peça para que os alunos possam exercitar a criatividade e a pesquisa sobre a moda da época. Os alunos deverão apresentar suas criações ao final da atividade.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Criação de cenas (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão criar cenas baseadas em peças do teatro elisabetano. Selecione trechos de diferentes gêneros para que os alunos possam exercitar a criatividade e a interpretação. Os alunos deverão apresentar suas cenas ao final da atividade.

  6. Etapa 6 - Socialização das atividades (20 minutos)

    Ao final das estações, os grupos irão apresentar suas atividades para a turma. Os alunos deverão compartilhar suas análises, figurinos e cenas criadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Conclua a aula reforçando as características do teatro elisabetano e sua importância para a história do teatro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Estimular a criatividade e a interpretação;
  • Promover a socialização e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas;
  • Qualidade da análise dos trechos de peças;
  • Criatividade na criação de figurinos e cenas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e contextualizar o período histórico;
  • Selecionar trechos de peças e personagens para as atividades;
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Ler e analisar trechos de peças do teatro elisabetano;
  • Criar figurinos para personagens de peças do teatro elisabetano;
  • Criar cenas baseadas em peças do teatro elisabetano.