Aula sobre Teatro Elisabetano

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Teatro Elisabetano foi um período importante da história do teatro inglês, que ocorreu durante o reinado da rainha Elizabeth I, no século XVI. Nesse período, surgiram grandes dramaturgos como William Shakespeare, Christopher Marlowe e Ben Jonson, que influenciaram a literatura e o teatro até hoje. Nesta atividade, os alunos serão convidados a conhecer mais sobre o Teatro Elisabetano e seus principais aspectos, como a caracterização dos personagens, a estrutura das peças e a relação com a sociedade da época. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão acesso a materiais previamente selecionados para se prepararem para a aula.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Teatro Elisabetano foi um período importante da história do teatro inglês, que ocorreu durante o reinado da rainha Elizabeth I, no século XVI. Nesse período, surgiram grandes dramaturgos como William Shakespeare, Christopher Marlowe e Ben Jonson, que influenciaram a literatura e o teatro até hoje. Nesta atividade, os alunos serão convidados a conhecer mais sobre o Teatro Elisabetano e seus principais aspectos, como a caracterização dos personagens, a estrutura das peças e a relação com a sociedade da época. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão acesso a materiais previamente selecionados para se prepararem para a aula.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema e contextualize o Teatro Elisabetano, explicando sua importância e influência na cultura inglesa e mundial. Os alunos serão convidados a compartilhar suas impressões sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida (20 minutos)

    Os alunos terão acesso a materiais previamente selecionados pelo professor, como textos, vídeos e imagens, para se prepararem para a aula. Eles deverão pesquisar sobre os principais aspectos do Teatro Elisabetano, como a caracterização dos personagens, a estrutura das peças e a relação com a sociedade da época.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão utilizar o modelo para avaliar a atividade e compartilhar suas impressões com a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos para discutirem sobre os principais aspectos do Teatro Elisabetano, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs como guia. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Atividade prática (30 minutos)

    Os alunos irão apresentar os principais pontos estudados sobre o conteúdo Teatro Elisabetano, utilizando os principais aspectos discutidos na aula. Eles deverão apresentar para a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Faça uma reflexão sobre a aula e a importância do Teatro Elisabetano na cultura inglesa e mundial. Os alunos serão convidados a compartilhar suas impressões sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Criatividade e qualidade da cena teatral apresentada.

Ações do professor

  • Selecionar materiais adequados para a Sala de Aula Invertida.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar diferentes aspectos do Teatro Elisabetano.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Criar uma cena teatral baseada no Teatro Elisabetano.