Aula sobre Teatro Gestual Pantomima

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A pantomima é uma forma de teatro gestual que utiliza apenas gestos e expressões faciais para contar uma história ou transmitir uma mensagem. É uma forma de arte que pode ser encontrada em diversas culturas e é muito utilizada em apresentações de rua e circo. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos à pantomima e irão desenvolver uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para explorar os elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar e explorar suas próprias ideias e produzir algo concreto a partir do aprendizado.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A pantomima é uma forma de teatro gestual que utiliza apenas gestos e expressões faciais para contar uma história ou transmitir uma mensagem. É uma forma de arte que pode ser encontrada em diversas culturas e é muito utilizada em apresentações de rua e circo. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos à pantomima e irão desenvolver uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para explorar os elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar e explorar suas próprias ideias e produzir algo concreto a partir do aprendizado.

  2. Etapa 2 - Apresentação da pantomima

    Apresente a pantomima e explique como ela funciona. Serão apresentados exemplos de pantomima em diferentes culturas e contextos.

  3. Etapa 3 - Exploração do movimento cotidiano

    Os alunos irão explorar o movimento cotidiano, observando e reproduzindo gestos e expressões faciais que fazem parte do seu dia a dia. Eles irão registrar esses gestos em um caderno.

  4. Etapa 4 - Exploração do movimento dançado

    Os alunos irão explorar o movimento dançado, observando e reproduzindo gestos e expressões faciais que fazem parte de diferentes estilos de dança. Eles irão registrar esses gestos em um caderno.

  5. Etapa 5 - Criação da fanzine

    Os alunos irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte irá explorar um elemento constitutivo do movimento cotidiano ou do movimento dançado, como gestos, expressões faciais, ritmo, entre outros. Eles irão utilizar desenhos, palavras e outros recursos para ilustrar cada parte da fanzine.

  6. Etapa 6 - Apresentação das fanzines

    Os alunos irão apresentar suas fanzines para a turma, explicando como cada parte representa um elemento constitutivo do movimento cotidiano ou do movimento dançado.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir em grupo sobre as diferentes formas de expressão do movimento cotidiano e do movimento dançado, e como essas formas podem ser utilizadas na pantomima.

  8. Etapa 8 - Reflexão individual

    Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na atividade e como podem aplicar esse conhecimento em outras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e discutir ideias em conjunto.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da fanzine produzida.
  • Capacidade de explicar e justificar as escolhas feitas na produção da fanzine.

Ações do professor

  • Apresentar a pantomima e explicar como ela funciona.
  • Orientar os alunos na exploração do movimento cotidiano e do movimento dançado.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos durante a criação da fanzine.

Ações do aluno

  • Explorar o movimento cotidiano e o movimento dançado.
  • Criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes.
  • Apresentar a fanzine para a turma e discutir em grupo sobre as diferentes formas de expressão do movimento cotidiano e do movimento dançado.