Aula sobre Teatro Gestual Pantomima

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A pantomima é uma forma de teatro gestual que utiliza apenas gestos e expressões faciais para contar uma história. É uma arte muito antiga, que remonta à Grécia Antiga, e ainda é muito popular em todo o mundo. Na atividade, os alunos aprenderão sobre a pantomima e como ela pode ser usada para contar histórias sem palavras. Eles também irão desenvolver suas habilidades de empatia e pensamento crítico por meio da metodologia ativa Design Thinking.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A pantomima é uma forma de teatro gestual que utiliza apenas gestos e expressões faciais para contar uma história. É uma arte muito antiga, que remonta à Grécia Antiga, e ainda é muito popular em todo o mundo. Na atividade, os alunos aprenderão sobre a pantomima e como ela pode ser usada para contar histórias sem palavras. Eles também irão desenvolver suas habilidades de empatia e pensamento crítico por meio da metodologia ativa Design Thinking.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Comece a atividade explicando o que é pantomima e como ela é usada para contar histórias. Ele pode mostrar exemplos de pantomima em filmes, programas de TV ou até mesmo em apresentações ao vivo. Em seguida, divida a turma em grupos e explique o que é um mapa de empatia e como eles irão usá-lo para desenvolver a atividade.

  3. Etapa 3 - Mapa de Empatia

    Cada grupo deve criar um mapa de empatia para um personagem fictício que você apresentará. Eles devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos entendam como o personagem se sente e o que ele está passando.

  4. Etapa 4 - Criação da História

    A partir do mapa de empatia, cada grupo deve criar uma história usando apenas gestos e expressões faciais. Eles podem usar objetos simples, como um chapéu ou uma bola, para contar a história. Circule pela sala e ajude os grupos a desenvolver suas histórias.

  5. Etapa 5 - Ensaios

    Cada grupo deve ensaiar sua história e fazer ajustes conforme necessário. Incentive os alunos a trabalharem em equipe e a ajudarem uns aos outros.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua história para a turma. Incentive os alunos a prestar atenção e a aplaudir os esforços uns dos outros.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Lidere uma discussão sobre o que os alunos aprenderam com a atividade. Ele pode perguntar como foi trabalhar em equipe, quais foram os desafios e o que eles acharam da pantomima para contar histórias.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a atividade agradecendo aos alunos e incentivando-os a pesquisar a pantomima em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de empatia e pensamento crítico.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação não verbal.
  • Trabalhar em equipe e colaboração.
  • Desenvolver habilidades de apresentação em público.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Criatividade e originalidade da história criada.
  • Habilidade em transmitir emoções e sentimentos por meio de gestos e expressões faciais.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Habilidade em apresentar a história para a turma.

Ações do professor

  • Explicar claramente a atividade e os objetivos da atividade.
  • Circular pela sala e ajudar os grupos a desenvolver suas histórias.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Liderar a discussão sobre o que os alunos aprenderam com a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Ser criativo e original na criação da história.
  • Transmitir emoções e sentimentos por meio de gestos e expressões faciais.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Apresentar a história para a turma com confiança e habilidade.