Aula sobre Teatro Gestual Pantomima

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A pantomima é uma forma de teatro gestual que usa apenas movimentos corporais e expressões faciais para contar uma história. É uma forma de arte que pode ser encontrada em diversos lugares, como no circo, no teatro, na televisão e até mesmo nas ruas. Nesta atividade, os alunos irão explorar a pantomima e aprender como ela pode ser usada para contar histórias sem usar palavras. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para que os alunos possam criar um jogo que envolva a pantomima como tema principal. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A pantomima é uma forma de teatro gestual que usa apenas movimentos corporais e expressões faciais para contar uma história. É uma forma de arte que pode ser encontrada em diversos lugares, como no circo, no teatro, na televisão e até mesmo nas ruas. Nesta atividade, os alunos irão explorar a pantomima e aprender como ela pode ser usada para contar histórias sem usar palavras. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para que os alunos possam criar um jogo que envolva a pantomima como tema principal. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é a pantomima. Em seguida, mostre alguns exemplos de pantomima em filmes, séries ou vídeos do YouTube para que os alunos possam entender melhor como ela funciona.

  3. Etapa 3 - Exercícios de aquecimento

    Para que os alunos possam se sentir mais confortáveis em realizar movimentos corporais, proponha alguns exercícios de aquecimento. Eles podem ser alongamentos, jogos de imitação ou até mesmo danças simples.

  4. Etapa 4 - Prática da pantomima

    Os alunos irão praticar a pantomima em duplas ou trios. Proponha algumas situações para que eles possam criar uma história usando apenas movimentos corporais. Exemplos de situações: atravessar uma rua movimentada, brigar com um amigo, andar de bicicleta, etc.

  5. Etapa 5 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar um jogo que envolva a pantomima como tema principal. Eles deverão preencher um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma. Avalie a criatividade e a originalidade de cada jogo.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na atividade e como a pantomima pode ser usada em outras situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação do jogo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o que é a pantomima.
  • Propor exercícios de aquecimento para que os alunos se sintam mais confortáveis em realizar movimentos corporais.
  • Propor situações para que os alunos possam criar uma história usando apenas movimentos corporais.
  • Avaliar a criatividade e a originalidade dos jogos criados pelos alunos.
  • Estimular a reflexão sobre o que foi aprendido na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um jogo que envolva a pantomima como tema principal.
  • Trabalhar em equipe e cooperar com os colegas.
  • Refletir sobre o que foi aprendido na atividade.
  • Praticar a pantomima em duplas ou trios.