Aula sobre Teatro Gestual Pantomima

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A pantomima é uma forma de teatro gestual que utiliza movimentos corporais para contar uma história ou transmitir uma mensagem sem o uso de palavras. É uma técnica que pode ser encontrada em diversas culturas e que pode ser aplicada em diversas situações, desde apresentações teatrais até mesmo em situações cotidianas, como uma conversa entre amigos. Nesta atividade, os alunos irão explorar a técnica da pantomima, desenvolvendo sua habilidade de explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A pantomima é uma forma de teatro gestual que utiliza movimentos corporais para contar uma história ou transmitir uma mensagem sem o uso de palavras. É uma técnica que pode ser encontrada em diversas culturas e que pode ser aplicada em diversas situações, desde apresentações teatrais até mesmo em situações cotidianas, como uma conversa entre amigos. Nesta atividade, os alunos irão explorar a técnica da pantomima, desenvolvendo sua habilidade de explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que é pantomima, contextualizando a técnica e sua importância na história da arte. Em seguida, proponha uma discussão em sala sobre a técnica e sua aplicação em situações cotidianas.

  3. Etapa 3 - Exibição de vídeos

    Exiba vídeos de apresentações de pantomima, destacando os elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado. Em seguida, proponha uma discussão em sala sobre os vídeos, explorando as técnicas utilizadas pelos artistas.

  4. Etapa 4 - Criação de grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e proponha que cada grupo escolha um tema para criar uma apresentação de pantomima.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Proponha que cada grupo crie um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Preparação da apresentação

    Os grupos terão 40 minutos para preparar sua apresentação de pantomima, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua pantomima para a turma, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa 4.

  8. Etapa 8 - Discussão e reflexão

    Após as apresentações, proponha uma discussão em sala sobre as técnicas utilizadas pelos grupos e sobre a importância da pantomima como forma de arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Proporcionar aos alunos uma experiência prática com a técnica da pantomima.

Critérios de avaliação

  • Clareza na transmissão da mensagem ou história.
  • Utilização adequada dos elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
  • Criatividade na apresentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a técnica da pantomima.
  • Exibir vídeos e propor discussões em sala.
  • Dividir a turma em grupos e propor a criação de um modelo de avaliação por rubrica.
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a preparação da apresentação.
  • Propor uma discussão e reflexão após as apresentações.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para a apresentação de pantomima.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica.
  • Preparar e apresentar a pantomima para a turma.
  • Participar das discussões em sala.
  • Refletir sobre a experiência prática com a técnica da pantomima.